ITIV NATAL 2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/07/2017 08h05

Presidente interino da CMN destaca "pensar Natal a longo prazo" e cita Plano Diretor

O presidente interino da Câmara Municipal de Natal, vereador Sueldo Medeiros (PHS), participou de evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon) dentro do projeto "O futuro da minha cidade".

O presidente interino da Câmara Municipal de Natal, vereador Sueldo Medeiros (PHS), participou de evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon) dentro do projeto "O futuro da minha cidade". Na ocasião, ele comentou a importância de se "pensar Natal a longo prazo" e lembrou do Plano Diretor da capital.

Com a palestra "Case Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia - Codese - Goiânia 2033: o centenário", o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Renato de Sousa Correia, explicou que a ideia é, também, pensar um plano de desenvolvimento econômico para as cidades. "É preciso pensar a longo prazo e com vistas ao aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)", frisou.

Para o chefe interino do Legislativo municipal, é de "grande importância se debater a capital nesse aspecto a longo prazo". "Estamos com essa questão do Plano Diretor e nada melhor que ampliar e aprofundar conhecimentos para o debate", disse o parlamentar elogiando a iniciativa do Sinduscon-RN com o projeto.

A vice-presidente do Sinduscon, Larissa Dantas, ressaltou que "é preciso se pensar no futuro da cidade". "Temos que conscientizar o cidadão do sentimento que a cidade é nossa", afirmou.

Tanto a representante do Sinduscon quanto o parlamentar lembraram que, em eventos como este, é primordial a busca de ideias que possam ser pensadas e trabalhadas de acordo com a realidade local.

O projeto "O futuro da minha cidade" propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.

Saiba mais
Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), através de sua Comissão de Meio Ambiente (CMA) e iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. No RN, é coordenado pelo Sinduscon-RN e conta com apoio do Sistema FIERN, CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CREA e Coopercon (Cooperativa da Construção Civil do RN).

A ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município. Tem algumas características principais: a participação voluntária de grande parte das pessoas que compõem a hierarquia do conselho de desenvolvimento da cidade e a visão de planejar o futuro, desta forma a natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo