Mineradores do Seridó ganham Núcleo de ApoioComitê gestor deve viabilizar oportunidades de trabalho aos mineradores. |
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, recebeu nesta terça-feira (10) representantes do SEBRAE/RN, FAPERN, e Cooperativa dos Mineradores Potiguares (UNIMINA) para assinatura do termo de cooperação que cria o comitê gestor do Núcleo de Apoio e Extração Mineral de Pegmatito do Seridó.
O núcleo foi criado através de um convênio e tem como objetivo viabilizar oportunidades de trabalho aos mineradores através do sistema cooperativista. O projeto do núcleo de apoio, iniciado em 2007, e implantado no Povoado Cruz, em Curais Novos, é visto como forma de reativar o setor mineral e interiorizar as ações do Governo Estadual e Federal, melhorando as condições de vida dos mineradores com geração de emprego e renda.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, o núcleo de apoio e extração mineral de pegmatito prestará um grande serviço aos mineradores que contarão com projetos de fomento para o setor mineral da região.
“A nossa preocupação e empenho com o progresso da atividade mineral no Rio Grande do Norte são constantes e a partir desse momento o Núcleo será um estímulo para oferecer geração de renda digna para os cooperados, mas principalmente melhoria na qualidade de vida do minerador”, analisa o secretário.
Já para Raimundo Bezerra Guimarães, mais conhecido como Machado, presidente da Cooperativa UNIMINA, o núcleo marca o início de uma nova fase para os pequenos mineradores. “A partir deste momento poderemos oferecer oportunidades de acesso dos pequenos mineradores a equipamentos modernos que garantirão a melhoria e o aumento da produção, além do mais importante, o desenvolvimento sustentável do setor na região”, ressalta Machado.
Com a implantação do Núcleo, 240 trabalhadores efetivos e mais de 480 dependentes serão beneficiados com as ações pontuais que serão completamente implantadas até fevereiro do próximo ano. Integram a estrutura do Núcleo a aquisição de equipamentos necessários ao projeto, material de consumo, veículo utilitário para uso na extração e contratação de mão de obra técnica especializada para consultoria de transferência de tecnologia.
De acordo com Otacílio Oziel de Carvalho, coordenador do Desenvolvimento Mineral da Sedec, o comitê criará uma célula de gestão que ampliará a produção de tantalita, berilo, mica, feldspato e quartzo do Rio Grande do Norte.
O projeto do Núcleo de Apoio está sendo tratado pelo Governo Federal como modelo para implantação em outros estados do país.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Sedec












