Projeto Parque Itinerante promove educação ambiental nas escolas públicasO Parque Itinerante tem como principal objetivo multiplicar conhecimento acerca do Parque das Dunas e proteção aos ecossistemas, de maneira geral. |
Como um dos mais importantes projetos para disseminar a preservação ambiental nas escolas públicas da cidade, oprojeto Parque Itinerante retomou sua agenda na segunda-feira (04/09), em visita à Escola Estadual Castro Alves. Uma média de 150 alunos participaram desta edição, distribuídos em 7 turmas do ensino fundamental e médio. O Parque Itinerante tem como principal objetivo multiplicar conhecimento acerca do Parque das Dunas e proteção aos ecossistemas, de maneira geral.
Durante toda a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a biodiversidade e preservação do Parque, bem como da Reserva Biológica do Atol das Rocas. A programação contou com palestras sobre a importância do bioma da Mata Atlântica e também da vida marinha, exposição de animais taxidermizados, fungos, amostras de espécies da flora do Parque e material biológico do Atol, exibição de vídeo, entre outros.
Além da equipe do Parque das Dunas, composta por biólogos, ecólogos e turismólogos, o Parque Itinerante conta com a participação da chefe da Reserva Biológica Atol das Rocas, Maurizélia de Brito. A conservação da vida marinha, as características do Atol e a convivência com ambientes selvagens foram apresentados pela pesquisadora, ambientalista e defensora do único atol do Oceano Atlântico Sul.
Desde a sua criação em 2015, o Parque Itinerante já visitou 36 escolas públicas e diversos hospitais de Natal. Todos os assuntos explanados no projeto, são abordados de maneira dinâmica e com a participação dos alunos.
"A educação ambiental possibilita a sensibilização quanto a proteção ao meio ambiente, e é esse sentimento de responsabilidade que promove mudanças. Além de entrar em contato com a vida existente nessas Unidades de Conservação, os alunos se sentem parte de tudo isso", afirmou o biólogo Daniel Costa.
Para a aluna do 2° ano, Caroline Botelho, o projeto auxilia na valorização do que existe a nossa volta. "Aprendendo mais sobre o Parque das Dunas e o meio ambiente, de forma geral, despertamos para a responsabilidade que temos com a Natureza. Além disso, podemos repassar todas essas informações aos nossos amigos e familiares, e todo esse conhecimento ganha mais força", disse.
O Parque Itinerante é desenvolvido pelo Idema, através do Parque das Dunas em parceria com a Reserva Biológica Atol das Rocas - ICMBio. Os educadores que desejarem receber o projeto podem entrar em contato com o Parque das Dunas através do e-mailparquedasdunas@rn.gov.brou pelo telefone 3201-3985/4440.












