O comércio varejista do Rio Grande do Norte apresentou crescimento de 6,6% no mês de junho no comparativo com o mesmo mês de 2009. A média nacional foi de 11,3%. Apenas o Piauí apresentou resultado negativo (-2%). Na região Nordeste, a Paraíba apresentou melhor desempenho, 18,4%. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11).
No mês de junho, o comércio varejista do país, manteve-se com resultado positivo no mês junho de 2010, apresentando taxas de 1% no volume de vendas e de 0,5% na receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior ajustadas sazonalmente. O resultado completa dois meses consecutivos de crescimento no volume de vendas após a forte queda do mês de abril.
Para a receita nominal de vendas, é o sexto mês consecutivo de taxas positivas, como aponta a evolução dos indicadores de base fixa. Nas demais comparações, obtidas das séries originais sem ajuste sazonal, o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 11,3% sobre junho do ano anterior e de 11,5% e 9,3% nos acumulados dos seis primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 14%, 14,7% e de 12,4%, respectivamente.
Volume de vendas cresce em cinco das dez atividades pesquisadas
Para o volume de vendas com ajuste sazonal, observa-se que cinco das dez atividades pesquisadas obtiveram variações positivas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,2%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%); Tecidos, vestuário e calçados (1%); Móveis e eletrodomésticos (0,6%); Veículos e motos, partes e peças (-0,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,9%); Combustíveis e lubrificantes (-1,2%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%) e Material de construção (-3,1%).
Na comparação com junho de 2009, na série sem ajuste sazonal, todas as oito atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, com as seguintes taxas por ordem de importância no resultado global: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,9%); Móveis e eletrodomésticos (17%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,3%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (23,2%); Combustíveis e lubrificantes (5,6%); Tecidos, vestuário e calçados (4,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).












