Número de eventos realizados na capital potiguar cresceu 85%Emprotur e Natal Convention Bureau promovem “Natal: eventos o ano todoâ€, em São Paulo. |
O turismo de eventos em Natal cresceu 85% em 2010 na comparação com o ano de 2009. Os dados foram apresentados durante o evento “Natal: eventos o ano todo”, promovido, na Fecomercio, em São Paulo, para um público estratégico de empresários pela Emprotur, Natal Convention & Visitors Bureau e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur).
São Paulo é o principal emissor de turistas para o RN, assim como a região Sudeste que responde por 35% do fluxo turístico potiguar. “Até este mês de agosto, já superamos a quantidade de eventos captados em todo o ano de 2009. Estamos trabalhando o turismo de forma setorizada e o corporativo é um grande nicho de mercado”, frisa o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino. A expectativa para 2010 é incrementar em mais 15% o fluxo de visitantes brasileiros no RN.
Um dos grandes diferenciais do Rio Grande do Norte é possuir uma logística favorável, com um Centro de Convenções equipado e amplo a poucos quilômetros da rede hoteleira - eleito, em 2009, como o melhor do Nordeste. “São 26 mil leitos, que foram determinantes para a escolha de Natal como sede da Copa do Mundo de 2014, por exemplo. O RN é um destino competitivo, que vem crescendo cada vez mais”, observou o diretor do Natal Convention Bureau, George Costa. O Centro de Convenções oferece um salão de quatro mil lugares e uma área de exposição de 4 mil metros quadrados, toda climatizada. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público como modelo de gestão, que o caso da Coohotur no Centro de Convenções, também foi destacada durante o evento.
“Segundo levantamentos da Embratur, o turista de eventos gasta, no destino, três vezes mais do que um turista de lazer. Investindo neste tipo de turismo conseguiremos suprir a sazonalidade, gerando renda e empregos para muitos norte-riograndenses. Turismo é uma de nossas principais vocações econômicas”, avalia o governador Iberê Ferreira de Souza.
Outro dado revelado, durante o encontro em SP, é que cerca de 60% dos potiguares estão envolvidos direta ou indiretamente com a atividade turística. Por isso, além de uma logística favorável, a capacitação profissional continuada também foi enfatizada para os paulistanos. Diversos programas governamentais trabalham para a melhoria da qualidade dos serviços, por meio de uma mão-de-obra qualificada. Somente o Prodetur, capacitou mais de dez mil pessoas nos últimos três anos.
“Melhorou muito o mercado do ano passado para cá. Estamos tendo um ótimo retorno, pois a ocupação subiu 20% em relação a 2009. Estamos com mais hospedagens e também sediando mais eventos”, observa Kátia Dantas, executiva de contas do Quality Suites, que participou do evento na capital paulista como uma das 30 expositoras presentes.
O “Natal: evento o ano todo” também teve, entre as metas, possibilitar a aproximação entre empresários potiguares e paulistas, criando um ambiente de intercâmbio e negócios. Os paulistas puderam assistir às apresentações tradicionais da cultura do Rio Grande do Norte e ainda degustarem pratos da culinária típica do Estado.












