Brasil Mostra Brasil chega a sua 16ª edição consolidada no mercado potiguar |
Por: Felipe Gibson
Variedade e preço baixo. Se fosse possível definir a fórmula do sucesso da multifeira Brasil Mostra Brasil com certeza ela teria esses dois ingredientes. Em 1995 a ideia de reunir diversos produtos e serviços de diferentes áreas em um mesmo espaço ganhou forma. Era o nascimento de um evento que com o passar dos anos cresceu, se expandiu e hoje atrai milhares de pessoas por onde passa.
Com sua 16ª edição lançada nesta sexta-feira (13) em Natal, a Brasil Mostra Brasil concentra sua estrutura mais uma vez no Pavilhão das Dunas, do Centro de Convenções. Atualmente com 10 mil metros quadrados, a feira ocupa um espaço cinco vezes maior do que quando começou suas atividades, como lembra o organizador do evento, Wilson Martinez.
O organizador recorda que o crescimento aconteceu naturalmente. “As empresas tinham bons resultados e renovavam os contratos para os anos seguintes, além de divulgar para os outros”, explica. Com a demanda para eventos de nível técnico elevado ficando nas grandes cidades, Wilson Martinez conta que a ideia foi agregar um pouco de cada coisa à feira.
Aos poucos, convites de estados principalmente do Norte e Nordeste disseminaram a Brasil Mostra Brasil, que hoje contabiliza mais de 70 edições em 25 cidades brasileiras. Em nível nacional, Natal é a quarta colocada do país, atrás de Pernambuco, Bahia e Paraíba, que hoje tem um espaço de 14 mil metros quadrados em João Pessoa.
Sobre os setores de maior destaque, o organizador da Brasil Mostra Brasil aponta a moda feminina como o que atende a maior demanda. Em seguida Martinez destaca os móveis, setor impulsionado pelo crescimento imobiliário. “Natal tem muitos novos edifícios e casas, por isso a procura aumenta”. Em especial, ele ressaltou a comercialização do ar-condicionado Sprinter, que poderá ser encontrado por um valor muito abaixo do mercado.
Para Martinez, os preços baixos por produtos de qualidade é outro grande chamariz da Brasil Mostra Brasil. O organizar estima que os clientes economizem até 50% no preço real. “Não se trata de uma queima de estoque, em que são comercializados produtos conhecidos. Se tratam de novidades”, enaltece.
Apesar
da expansão, Wilson Martinez lembra que o foco continua sendo nos expositores locais. A abertura para outros mercados foi inevitável com o crescimento, mas o organizador da Brasil Mostra Brasil conta que em Natal, por exemplo, a feira será 60% regional em 2010.
“Focamos no desenvolvimento do quesito ‘empresários locais’. Além de desenvolver a economia nos dez dias de feira, eles continuam esse processo nos outros 355 dias do ano, o que não acontece com quem vem de fora. Promove o crescimento regional”, avalia Martinez.
Neste ano, a Brasil Mostra Brasil ofereceu 20% de desconto aos expositores locais que montaram stands na feira. Para o artesanato, o abatimento é ainda maior, 35%. Mais de 300 empresas devem participar da edição deste ano, entre elas, participações internacionais de países como Argentina, Tchecoslováquia, Índia e Egito.
Em relação à estimativa de quanto a feira vai movimentar em dinheiro, Wilson Martinez explica que é difícil mensurar o valor devido ao grande número de participantes e a variedade de serviços oferecidos como varejo e atacado. “Muitas compras também são negociadas para depois”, relata.
Sobre o futuro, Wilson Martinez relata que a Brasil Mostra Brasil ainda não cresceu mais por falta de espaço. De acordo com ele a cinco anos o crescimento ficou estagnado, por falta de um local maior que o Centro de Convenções para realizar o evento. “Hoje podíamos estar 100% maior”, finaliza.
Em 2010, a Brasil Mostra Brasil deve levar 90 mil pessoas em média ao Centro de Convenções. O evento se estende até o próximo dia 22, sempre das 16h às 23h. A entrada custa R$ 4.












