Cadastramento de projetos para o Leilão de Energia de Reserva vai até segunda-feira |
Termina na próxima segunda-feira (26), às 12h, o prazo para cadastramento de projetos para o Leilão para Contratação de Energia de Reseva (PCH, eólica e biomassa). O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (23), foi prorrogado em virtude do feriado do Dia de São Jorge, no Rio de Janeiro. O Leilão de Reserva deverá ser realizado no final do mês de junho.
De acordo com o secretário estadual de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, até o início deste mês, o Rio Grande do Norte estava na liderança absoluta do número de projetos inscritos, com 632 megawatts em projetos cadastrados, ante 449 megawatts do Ceará, segundo Estado com maior quantidade de projetos. No total, 1554 meggwatts haviam sido cadastrados para o leilão.
Segundo Jean-Paul, a expectativa é de que o número de projetos cadastrados para o leilão tenha dobrado até o final do prazo. “Estamos esperando pelo menos o triplo de projetos inscritos, mantendo também a proporção entre os estados. Não ficarei surpreso se o RN continuar na liderança, com pelo menos 2000 megawatts”, disse o secretário.
Com a realização de mais esse leilão, o Rio Grande do Norte deverá garantir mais que o dobro da sua necessidade energética em 2013, só em energia eólica. De acordo com a previsão do secretário de Energia, em 2013 a necessidade de consumo do RN será de 700 megawatts e, até lá, o estado deverá produzir cerca de 1300 megawatts com o parque eólico. “Se contarmos com outras fontes, como o biodiesel, por exemplo, teremos mais 400 megawatts”, revelou Jean-Paul.












