O Rio Grande do Norte ficou na 8ª posição no ranking de cheques devolvidos de janeiro a julho divulgado pelo Serasa Experian nesta quarta-feira (18). Neste período, 5,17% dos cheques emitidos no estado não tinham fundos. O estado com maior índice de cheques devolvidos foi o Amapá, com 11,25%, na outra ponta está São Paulo com 1,41%.
No ranking por região, o Nordeste ficou na segunda colocação, com 3,23% dos cheques devolvidos. Atrás apenas da região Norte com 4,15%. A região Sudeste teve o melhor desempenho com 1,52%.
Em todo o país no mês de julho de 2010, foram devolvidos, em todo o país, 1,74% de cheques por falta de fundos, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem fundos. Foi o menor índice verificado para o sétimo mês do ano, desde 2004. Em julho daquele ano, foram devolvidos 1,56% de cheques.
Na comparação entre períodos os acumulados, janeiro a julho 2010/2009, nota-se uma queda de 9,8% no número de cheques compensados, ao passo que os devolvidos por falta de fundos, recuaram 26,9%, 2,8 vezes mais rápido que o decréscimo em sua compensação. Esses números demonstram que há melhora na qualidade do cheque, com inadimplência regredindo muito mais que a queda em sua utilização.
Na perspectiva de curto prazo, os cheques devolvidos por falta de fundos devem continuar apresentando ligeiros recuos. Essa tendência pode ser alterada no último trimestre do ano, com a chegada do Dia das Crianças e do Natal, quando o consumidor acaba procurando diversas formas de parcelamento.
*Com informações do Serasa Experian.












