IR: Escritórios de contabilidade trabalham extra no último fim de semana |
No último fim de semana antes do fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, marcado para a próxima sexta-feira (30), os escritórios de contabilidade trabalham com sua capacidade máxima para atender a demanda, que não para de crescer. O fato é que 45% dos contribuintes do Rio Grande do Norte ainda não declararam o imposto. Segundo a Receita Federal, até esta sexta-feira (23), foram recebidas 126.400 declarações no estadi, o que corresponde a 55% do total esperado, que é 245 mil.
De acordo com o supervisor do Imposto de Renda 2010 no RN, Fernando Dahia, até o fim da semana, o número de declarações entregues deve atingir a curva de normalidade. “Esperamos que todos os contribuintes entreguem suas declarações dentro do prazo”, disse.
A Receita Federal receberá declarações via internet até as 23h59, mas aconselha o contribuinte para não deixar a declaração para a última hora, pois podem ocorrer problemas com seu servidor quando for enviar as informações, como falhas de conexão e sobrecarga no sistema devido ao tráfego.
Segundo o contador João Maria Vieira, o volume de trabalho aumenta 100% quando se aproxima o fim do prazo da Receita Federal. “Todos os anos é a mesma coisa, a gente sempre fica sobrecarregado nos últimos dias da entrega da declaração. Avisamos aos clientes para preparar com antecedência, mas sempre deixam para a última hora”, afirmou.
Para o consultor Emerson Firmino, organização é o fator principal para evitar a sobrecarga dos escritórios de contabilidade na última semana de entrega do IR. “Estamos trabalhando além do horário para atender à demanda desta reta final, que aumentou cerca de 70%. As pessoas precisam se conscientizar de que é necessário fazer planejamento prévio, para não correr o riso de perder os prazos e também ficar de olho nas regras, que mudaram este ano. Muita gente que já não é obrigada a declarar IR, não ficou sabendo das novas regras e juntou o dossiê assim mesmo”, revelou Firmino.












