Magazine Luiza apresenta planejamento após compra da Lojas Maia |
Uma rede de 141 lojas distribuídas por nove estados nordestinos, 2,3 mil funcionários e R$ 3 milhões de clientes. Com essa estrutura a Magazine Luiza inicia suas atividades no Nordeste após a compra da Lojas Maia. No Rio Grande do Nordeste, a rede paulista assume 11 lojas, número que não deve demorar a crescer.
Apesar de já ter assumido o controle dos pontos de venda desde o início de agosto, a promessa é de uma mudança gradual, como explicou a presidente Luiza Helena Trajano, que em visita a Natal na tarde desta quinta-feira (19) falou sobre o planejamento da Magazine Luiza para o Nordeste no Hotel Serhs.
Com sua 11ª aquisição acumulada – processo iniciado em 1976 – após a compra das Lojas Maia, Luiza Helena Trajano explica o que motivou o negócio. “A Maia era uma oportunidade única para chegar no Nordeste”, disse a presidente da Magazine Luiza.
O planejamento da rede varejista prevê para meados de setembro a mudança de nome nas lojas recém adquiridas para Lojas Maia & Magazine Luiza. “Dentro de oito meses, no mais tardar um ano, seremos todos Magazine Luiza”, revala Luiza Helena.
Segundo a presidente da Magazine Luiza, antes de qualquer mudança é preciso o nome ganhe força e seja conhecido tanto entre funcionários, quanto clientes. “A gente tem que contar para as pessoas quem é a Magazine Luiza”, reforça.
Luiza Helena enaltece que este tipo
de preocupação com as pessoas é um dos principais focos da rede paulista, tanto na proposta de trabalho aos funcionários, quanto no atendimento aos clientes.
Em relação aos investimentos, a presidente da Magazine Luiza conta que a ideia é reformar as lojas maiores, além de investimentos em treinamento de pessoal e construção de um centro administrativo para trabalhar com um foco regional. “No Nordeste não tem jeito. Temos de ter uma diretoria forte e independente”, ressalta Luiza Helena.
Quanto à geração de novos empregos, a estimativa é de que o Nordeste tenha um incremento de 20% no quadro, cerca de 4.000 funcionários a mais, só com a chegada do Luiza Cred, empresa financeira criada em 2001 numa parceria com o Unibanco, que oferece produtos e serviços financeiros. Para montar lojas e treinamento, Luiza Helena estima investimentos entre R$ 5 a R$8 milhões.
Sobre os principais setores a serem explorados, a presidente da Magazine Luiza conta que a rede deve atuar forte em brinquedos e utilidades domésticas, além de áreas como tecnologia e eletro pesado. “A Lojas Maia vai dar condições, as estruturas são grandes e é possível trazer bastantes itens”, reforça.
Atualmente com 456 lojas espalhadas por sete estados brasileiros, além de seis centros de distribuição, 14.600 funcionários e sete milhões de clientes, a expectativa Luiza Helena Trajano é fechar o ano com 610 lojas e um faturamento de R$ 6 bilhões.
Luiza Viagens
Questionada sobre uma parceria com a companhia aérea Azul, Luiza Helena confirmou o negócio e disse estar trabalhando pessoalmente na nova proposta. “A ideia é dar oportunidade a pessoas que nunca viajaram, de viajar”, explica a presidente da Magazine Luiza.
Segundo ela, a Luiza Viagens venderá pacotes com segurança e crediário acessível aos clientes. Luiza Helena ressalta que São Paulo tem apresentado boa demanda de pessoas com desejo de conhecer o Nordeste, o que deve render a venda de muitos pacotes para a região.












