Prefeitura abre segunda edição dos Jogos do IdosoA iniciativa faz parte da programação do "Julho Branco", mês que tem como propósito incentivar os hábitos e estilo de vida saudáveis para a população idosa. |
Esporte é lazer e saúde. O lema se adequa perfeitamente ao espírito dosII Jogos Municipais do Idoso, que tiveram sua cerimônia de abertura namanhã desta quarta-feira (20), no Palácio dos Esportes. A iniciativa faz parte da programação do "Julho Branco", mês que tem como propósito incentivar os hábitos e estilo de vida saudáveis para a população idosa.Os jogos serão realizados hoje e amanhã (21), com a organização dasSecretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEL) e Trabalho e AssistênciaSocial (Semtas), e contam com o apoio do Conselho Municipal da PessoaIdosa (CMPI), Unimed Natal e Massas Jucurutu.
"O importante de nós estarmos aqui é celebrarmos a vida de cada idoso.Depois de tudo que passamos na pandemia estamos aqui em ummomento de celebração", observou a primeira-dama do município,Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias. Ela tambémdeclarou abertos os II Jogos Municipais do Idoso.Com a expectativa de reunir mais de 190 participantes, as disputasocorrerão nas modalidades caminhada, dança de salão, dança coletiva,jogos de tabuleiro e vôlei adaptado. A competição reúne idosos de cincoinstituições da cidade. Participam dos jogos o Instituto Juvino Barreto,Espaço Solidário, Centro de Convivência Yvone Alves, Centro deConvivência Marly Sarney e a ARPI. A Secretaria Municipal de Esporte eLazer (SEL) disponibilizou toda a sua equipe de professores eprofissionais para orientar, arbitrar e coordenar as competições.
De acordo com a secretária da SEL, Jódia Melo, a atividade física faz todaa diferença na vida do idoso, além da integração entre as cincoinstituições participantes dos jogos. "Estamos aqui para celebrar a vida,porque é isso que a população idosa quer. A minha mãe tem 72 anos epratica mais esporte do que eu. O time da SEL está empenhado e prontopara realizar os jogos", declarou a secretária de Esporte e Lazer.A primeira edição dos jogos foi realizada em 2019 e em virtude dapandemia não houve continuidade. Agora, com o avanço da vacinação eo maior controle epidemiológico, a Prefeitura reuniu condições deretomar a iniciativa. "É fundamental incentivar a prática de atividadesfísicas e esportivas para os idosos. Estamos falando de saúde e qualidadede vida. Tenho certeza que os jogos serão um sucesso", disse a gestora.
Para a idosa Maria Eleice Tavares da Silva (Lelê), de 66 anos, integrantedo Centro de Convivência Yvone Alves, localizado no conjunto NovaNatal, na zona Norte, a atividade física é muito gratificante, porque fazparte de sua vida e ela faz tudo o que quer após ter completado 60 anos."Participei da primeira edição dos jogos. Estava com saudades. Isto aquié a minha vida. É o meu eu. Eu descobri que sou diabética, e a partir domomento que descobri isso eu comecei a praticar esporte. Eu jogo vôlei,eu corro, faço academia e todo tipo de esporte que aparecer para mimeu faço. Agora que eu comecei a viver. Esporte é saúde", sublinhou adona de casa.
A idosa considera o Yvone Alves a sua segunda casa. É no centro que elaenc ontra apoio de profissionais qualificados, como assistentes sociais,psicólogos e nutricionistas: "O Yvone é minha vida, minha família".A mesma disposição de dona Lelê mostrou a também idosa, Anailza daSilva Oliveira, 65 anos. Ela participa há 10 anos do Centro de ConvivênciaMarly Sarney, localizado na avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova.Ressaltou que passou muito tempo parada e agora voltou com todo opique. Faz dança, ginástica e ainda canta no coral: "Com essas atividadeseu me sinto muito melhor e mais alegre e feliz. Esses dois anos depandemia foram muito tristes. Participei da primeira edição dos jogos.Foi maravilhoso. Ganhamos medalhas. Foi um show naquele tempo.Adoro o centro Marly Sarney. Gosto de todas as atividades. A ginástica é nota 10", elogiou.

