Porto de Natal inicia exportação de safra de frutasA CODERN estima um incremento de 20% em relação ao volume de contêineres embarcados em 2009. |
Com trinta e um mil metros quadrados de retro área totalmente repavimentados, três máquinas empilhadeiras de contêiner Rich Stalker, capacidade de refrigeramento de 358 contêineres, uma nova balança eletrônica Filizola e três portões (Sul, Norte e Central) em pleno funcionamento, o Porto de Natal deu início neste fim de semana ao carregamento de frutas rumo à Europa.
Com a conclusão da obra de pavimentação do Porto de Natal, a CODERN triplicou o espaço operacional por contêiner. O novo piso permite o aproveitamento da área portuária destinada à operação com contêiner. Hoje, esta área é de 31 mil metros quadrados, possibilitando espaço da ordem de mais de 100 mil metros quadrados, já que as caixas metálicas podem ser empilhadas uma sobre a outra até uma altura de três (cheios). “Nossa área saltou de 31 mil metros quadrados para 110 mil metros quadrados”, afirma o presidente da CODERN, Emerson Fernandes.
Além do espaço, o Porto de Natal ampliou o número de tomadas para os contêineres refeers, passando para 358. Com as tomadas e a nova pavimentação, a CODERN resolveu reclamações antigas dos usuários. “Antes da reforma, a pista era a paralelepípedo. Como havia desníveis, ocorriam avarias nos contêineres. Em algumas áreas, sequer podia se estacionar os contêineres. Agora, toda a retro-área do Porto está utilizável e pode-se armazenar um número bem maior de contêineres”, explica o presidente da companhia. Ao todo, o piso custou R$ 3,5 milhões. A obra foi realizada com recursos federais.
Outra novidade para a safra deste ano são as três máquinas empilhadeiras de contêiner Stalker. Encarregadas de operar os contêineres, havia um déficit de uma máquina e agora não há mais, dando mais agilidade ao Porto. A aquisição de uma nova balança para pesagem das carretas também agiliza as operações no Porto de Natal. Outra medida bem recebida pelo mercado foi a abertura dos três portões de acesso ao Porto, permitindo maior fluxo de cargas no terminal. “Tudo isso visa o pleno funcionamento do Porto de Natal”, explica Emerson.
Para este ano, a CODERN estima um incremento de 20% em relação ao volume de contêineres embarcados no ano passado. “As melhorias realizadas no Porto de Natal fazem parte de uma série de investimentos que estamos fazendo no nosso terminal, visando aperfeiçoar nossos serviços”, finaliza.
*Fonte: Codern.












