Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/04/2023 16h13

Alunos da Casa Escola distribuem flores no Dia da Paz e Gentileza nas Escolas

Escolas em todo o país se uniram hoje para fortalecer a cultura de paz no ambiente escolar

Escolas em todo o Brasil se uniram para transformar o dia 20 de abril no Dia da Paz e Gentileza nas Escolas. A ideia é que a partir de agora a data passe a ser lembrada como um dia para celebrar a cultura de paz no ambiente escolar.

Para marcar a data, a Casa Escola realizou uma ação no Natal Shopping. Estudantes do 9º ano distribuíram flores, abraços e panfletos com o poema ‘A invenção do abraço', de Ricardo Silvestrin, entre as pessoas que passavam pelo local.

A ação teve como objetivo mostrar que "a gente não quer que a gentileza esteja só dentro dos muros da escola, mas que ela vá além. A gentileza precisa estar na escola, mas ela precisa estar também em outros ambientes: na nossa família, na nossa casa, com os nossos amigos, com os parentes, com as pessoas que a gente não conhece; na sociedade como um todo", comentou Claudiana Ferreira, coordenadora pedagógica da Casa Escola.

Ao longo da semana, a instituição desenvolveu várias atividades com o objetivo de mostrar que a escola também é lugar de respeito e solidariedade. Numa das ações, estudantes de todas as turmas foram incentivados a distribuir mensagens entre colegas, professores e funcionários expressando gentileza. Os familiares também foram estimulados a usar as redes sociais para divulgar a campanha e alcançar mais pessoas através da #diadagentilezanaescola.

Segundo Claudiana, não se trata apenas de uma ação pontual. "A temática da gentileza não surgiu agora. Nós já desenvolvíamos ações buscando fazer da escola um ambiente seguro, um ambiente sem violência, sem bullying. Este é um projeto que está sendo evidenciado agora, mas é algo que a gente já vive no dia a dia da Casa Escola. Aqui a gente trabalha a gentileza desde a educação infantil através de rodas de conversa sobre respeito, antirracismo, sobre aceitação das diferenças, sobre inclusão. E essa consciência vai ficando cada vez mais forte".

Diretora da Casa Escola, Priscila Griner acompanhou a mobilização das instituições de ensino desde a fase inicial da campanha. "A ideia surgiu numa escola na região Sul do país, que resolveu realizar atividades voltadas à prática da gentileza e humanização no ambiente escolar como resposta a esse momento de violência e atentados. A ideia se espalhou e mais de 150 escolas se uniram para dar essa resposta".

Mas não adianta escolher uma data, agir apenas neste dia e não fazer menção ao tema durante o restante do ano, comenta Priscila. "A gentileza é um exercício. A data serve para lembrar que a gente tem que mudar, modificar o nosso comportamento, praticar a gentileza no nosso dia a dia".

A expectativa é que mais instituições de ensino participem da campanha no próximo ano e que "essa atitude vire algo maior, que se multiplique, pois temos um longo futuro pela frente. Se a gente não começar hoje, o futuro continua sendo sempre o mesmo. O que a gente espera é transformação", afirma Priscila Griner, diretora da Casa Escola.

Grupo União das Escolas

O Dia da Paz e Gentileza nas Escolas é uma resposta às ameaças de ataques dirigidas às escolas após o atentado que resultou na morte de quatro crianças em uma creche no município de Blumenau, em Santa Catarina. O intuito da campanha articulada pelo grupo União das Escolas, do qual a Casa Escola faz parte, é ressignificar o dia 20 de abril, antes relacionado ao massacre em uma escola em Columbine, nos Estados Unidos. "Vamos nos unir para reverter o dia de uma lembrança sombria em um dia em que vamos lembrar o poder de cada um de nós de tornar nosso meio mais cordial e pacífico ", afirmou o grupo, em nota.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo