Festa da Mandioca promove palestras sobre cultivo e beneficiamento do produtoEvento será realizado até sábado (28), no municÃpio de Vera Cruz. |
Começou nesta quinta-feira (26) a quarta edição da Festa da Mandioca, no município de Vera Cruz. O evento tem a finalidade de transmitir aos agricultores familiares conhecimentos técnicos – teóricos e práticos – sobre o cultivo da mandioca e formas de beneficiamento do produto.
A 4ª Festa da Mandioca é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, e da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, com promoção da Emater-RN, Emparn, Embrapa, Sebrae, Banco do Nordeste, Conab, Banco do Brasil, UFRN, Senar, entre outros órgãos parceiros.
A programação técnica inclui 600 pessoas, entre agricultores familiares e especialistas da área agronômica. Participam também caravanas do Sebrae, com produtores rurais da Paraíba, Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de outros estados nordestinos. O evento também conta com a presença de representantes do quadro técnico do Sebrae nacional, sediado em Brasília, e do estado do Pará.
Entre as palestras programadas estão o “Uso da Mandioca na alimentação animal”, “Controle Higiênico Sanitário dos Produtos Vegetais”, “Avaliação de cultivares de mandioca industrial e de mesa”, “Processamento de raízes de mandioca” além de cursos variados, entre eles o de produção de beijus coloridos e uso da manipueira, como também dias de campo no distrito do Cobé, local onde estão concentradas várias casas de farinha modelo nacional. As palestras estão sendo proferidas por técnicos da Emater, Emparn, Embrapa (Cruz das Almas), Suvisa, UFRN, Banco do Nordeste e Ministério da Agricultura (Mapa), de Brasília.
Para a população do município e cidades vizinhas, o evento também oferece atrações culturais, como shows, participação da Banda Filarmônica de Vera Cruz e apresentações folclóricas.












