Restaurantes populares oferecem cardápio especial na Semana do PeixeO pescado será oferecido como prato principal nas 24 unidades estaduais. |
Os 24 restaurantes populares do Rio Grande do Norte terão um cardápio diferenciado entre os dias 6 e 12 de setembro. Como um incentivo à Semana do Peixe, que ocorre durante a primeira quinzena do mês, a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) oferecerá o pescado como prato principal.
O coordenador de segurança alimentar da Sethas, Tomaz Neto, conta que as nutricionistas da Sethas já vêm trabalhando no cardápio que será oferecido. O preço dos pratos continua sendo R$ 1.
Apesar da iniciativa, que vem através de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o governo, a Semana da Peixe não deve vir com a mesma força em 2010.
Devido ao período eleitoral, o MPA tem evitado um vinculação muito estreita com o evento. O resultado é que a cinco dias da data inicial do evento, as ações e programação que será desenvolvida ainda não foram fechadas.
O engenheiro do MPA, Murilo Detat, explica que o ministério tenta parcerias com a iniciativa privada e governo, mas nenhuma definição saiu até o momento. De acordo com o engenheiro uma mobilização seria feita junto aos restaurantes para que eles recebessem eventos gastronômicos voltados para o pescado durante a semana.
Em contato com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Max Fonseca, o Portal Mercado Aberto apurou que um projeto vem sendo estudado para a Semana do Peixe 2010. Para este ano, Fonseca revela que nada foi fechado.
O engenheiro Murilo Detat conta que o MPA também estuda a realização de palestras sobre a alimentação a base de pescados nas escolas.












