Desde que foi feito o anúncio oficial da escolha de Natal como uma das sedes da Copa do Mundo 2014, muita gente tem despertado para a necessidade de aprender inglês, como forma de obter qualificação para disputar uma oportunidade de trabalho no mundial.
No primeiro semestre deste ano, a procura por cursos de inglês nas escolas de idiomas de Natal teve acréscimo de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, o que também se refletiu no aumento do número de matrículas.
De acordo com a gerente do Senac Alecrim, Lucinete Araújo, muitas pessoas que têm procurado iniciar um curso de inglês, desde o início deste ano, o fazem com o objetivo de se preparar para a Copa do Mundo.
“Temos recebido muitos interessados em cursos de idiomas em geral, mas sem dúvida, o inglês prevalece. Cerca de 80% das pessoas que vêm ao Senac querem estudar inglês e atualmente, a Copa 2014 tem sido um grande incentivo”, disse a gerente.
Segundo Lucinete, não apenas adultos estão interessados em estudar inglês para se preparar para o mundial de futebol. Adolescentes também veem se preocupam em estar preparados para futuros empregos, daqui a quatro anos.
“Os adolescentes também estão nos procurando, com a perspectiva de conseguir boas oportunidades de emprego ao aprender uma segunda língua”, completou.
Para Ana Beatriz Guilherme, diretora da Proenglish, a Copa do Mundo sem dúvida tem sido um estímulo à procura dos natalenses por cursos de inglês. O balanço das matrículas desse segundo semestre ainda não está fechado, mas ela estima que aumentaram 22%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Este ano, a procura aumentou muito em relação ao ano passado, mas neste segundo semestre, está maior ainda. As aulas já recomeçaram, mas ainda tem gente fazendo matrícula para começar neste período”, afirmou a diretora.
Em todo o Brasil, o número de escolas de idiomas tem aumentado rapidamente este ano, devido ao incremento na demanda. Os alvos das escolas são profissionais do setor de turismo: agentes de viagens, taxistas, atendentes de hotéis. Também não escapam os metalúrgicos e funcionários do pólo petroquímico.
O aumento do número de interessados nas escolas de idiomas e, consequentemente, nas matrículas, elevou o preço das mensalidades em algumas escolas em até 10% neste ano. Mesmo assim, não faltam alunos e a tendência é só aumentar.
O governo federal também criou um programa para qualificar profissionais para a Copa 2014. Em todo o país, o ‘Olá Turista!’ vai oferecer cursos de idiomas gratuitos para 80 mil profissionais que tenham contato direto com turistas estrangeiros, como taxistas, garçons, recepcionistas, camareiras, guias turísticos e funcionários de hotéis, entre outros. Atualmente, o projeto já conta com mais 50 mil inscritos.












