Marina de Natal: reunião entre trade turÃstico e prefeita deve ocorrer nesta semana |
A reunião entre os empresários do setor turístico e a prefeita Micarla de Sousa para discutir o estudo sobre a construção da Marina de Natal deve ser agendado ainda nesta semana. O empresário e um dos principais defensores do projeto, Fernando Bezerril, recebeu do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Tertuliano Pinheiro, a confirmação de que encontraria a prefeita nesta terça-feira (31) para definir a data em que receberá o trade turístico.
Empresários do turismo potiguar estiveram reunidos na última quinta-feira (26) com Tertuliano Pinheiro no auditório da Seturde. Fernando Bezerril explicou que na ocasião, foram apresentados todos os documentos de reuniões realizadas com o Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Conplan), que comprovam a viabilidade da construção da Marina de Natal nas proximidades do Forte dos Reis Magos.
A construção da Marina de Natal naquela área, localizada dentro da Zona de Proteção Ambiental – 7, foi vetada por um projeto de lei apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que prevê a utilização institucional e um aproveitamento pequeno do espaço, o que inviabilizaria a obra.
Fernando Bezerril conta que a prefeitura cogitou construir a Marina de Natal no outro lado do Rio Potengi, na Praia da Redinha, uma área, que segundo o empresário não pode receber a obra. “Tudo isso já foi estudado e ficou comprovado que a construção na Redinha provocaria o assoreamento, impedindo a chegada dos barcos”, alega.
O ex-secretário revela que estudos foram realizados nos últimos anos sobre os danos ambientais na área. De acordo com Fernando Bezerril, o projeto recebeu parecer favorável de órgãos como Conplan, Marinha e Exército. “Não queremos deixar que a área seja considerada não edificante”, afirma.












