Copa na Mesa qualifica profissionais para receber turistasLançamento em Natal acontece às 18h no restaurante Veleiros. |
Montar uma estrutura de informação qualificada para receber bem o turista. Essa é a meta que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceira com o Ministério do Turismo, busca atingir até 2013 com o projeto Copa na Mesa, que será lançado em Natal às 18h desta terça-feira (31) no restaurante Veleiros.
O objetivo é qualificar mais de 15 mil pessoas nas 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente da Abrasel, Max Fonseca, o projeto é voltado para o setor de serviço, com enfoque na qualificação dos profissionais com o estudo de outros idiomas e na parte de informações turísticas.
“A intenção é que além de receber um atendimento de qualidade, o turista obtenha informações importantes, como onde pode alugar um carro ou se hospedar”, explica Fonseca. De acordo com o presidente da Abrasel, serão qualificados desde gestores, a profissionais de atendimento e produção.
Outra meta do projeto é que sejam montados pontos de informação turística nos próprios bares e restaurantes. “Hoje temos três pontos em Natal. O objetivo é chegar com dez ou 20 a mais até 2013, quando será realizada a Copa das Confederações”, planeja o presidente da Abrasel.
A qualificação também deve chegar aos trabalhadores “ambulantes”. Fonseca revela que o Copa na Mesa objetiva a o cadastro destes profissionais, que além de treinamento, receberão um material diferenciado para auxiliar os turistas.
Os visitantes receberão dos comerciantes um panfleto com seis bolas coloridas, cada uma representando uma língua diferente. Dependendo da opção do turista, um caderno no idioma será entregue para consulta de informações sobre locais e serviços.
Max Fonseca conta que a Abrasel busca estender o Copa na Mesa para as 65 destinos indutores do turismo. O projeto faz parte do programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo.












