Semana Santa: Saiba como escolher o peixe ideal para a PáscoaEspecialista ensina como identificar um peixe fresco antes da compra |
Durante a Semana Santa, o consumo de peixe ganha ainda mais destaque nos lares brasileiros. E, para quem quer manter a tradição sem abrir mão da saúde, é importante saber escolher bem o peixe, ter atenção no preparo e combinar com alimentos nutritivos.
Segundo a nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino do Brasil, o Ecossistema Ânima, o primeiro passo na hora da compra é observar a aparência do alimento. "O peixe deve estar com olhos brilhantes e salientes, guelras avermelhadas, escamas firmes e pele úmida", explica.
A docente da UnP também orienta sobre o cheiro do pescado. "O cheiro também é um indicativo importante: deve ser suave, com aquele aroma que lembra o mar. Odores fortes ou desagradáveis são sinais de que o alimento já não está adequado para o consumo", alerta.
Outro ponto que merece atenção, segundo a especialista, é o aspecto da carne. "A textura também deve ser verificada. O ideal é que o peixe esteja com a carne firme, voltando ao lugar ao ser pressionada com o dedo", diz Martins.
Congelados
Os peixes congelados podem ser uma boa alternativa quando não é possível garantir o pescado fresco. A professora Mayara aponta alguns itens a serem observados. "Atenção à data de validade e à fabricação, observar se o produto está firme e sem cristais de gelo, o que pode indicar recongelamento, e verificar a lista de ingredientes, que deve conter apenas o peixe, sem aditivos ou conservantes desnecessários", orienta.
Quando o assunto é sobre produtos empanados ou processados, fica o alerta. "Esses produtos devem ser consumidos com moderação. São práticos, mas, muitas vezes, apresentam excesso de sódio, gordura e aditivos, o que compromete o valor nutricional", orienta.
Opções acessíveis
Para quem deseja manter uma alimentação saudável e o orçamento está mais apertado, a professora destaca peixes com valor mais acessível. "A sardinha, cavalinha, tilápia e merluza são opções mais em conta e bastante nutritivas. A sardinha, por exemplo, é rica em ômega-3 e cálcio, o que pode ser uma opção mais em conta para aproveitar o momento pascoal", pontua a docente da UnP.

