IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

01/09/2010 11h29 - Atualizado em 01/09/2010 11h29

Assento infantil: Lei entra em vigor, mas natalense corre o risco de ficar sem cadeirinha

A partir desta quarta-feira (1º), entra em vigor a obrigatoriedade do uso de assentos infantis especiais para crianças com idade até 7 anos e meio. Em Natal, a procura pelas cadeirinhas no comércio da cidade aumentou até 80%, mas em muitos casos, há falta de produtos no mercado.

De acordo com Daniele Silva, vendedora de uma loja de artigos infantis, o estoque de assentos especiais da loja em que trabalha já acabou completamente, mas os clientes continuam procurando.

“Nosso estoque de cadeirinhas infantis já acabou. Desde sábado que as pessoas procuram, mas o produto está em falta e nem tem previsão para chegar, já que as próprias fábricas estão tendo dificuldades em atender a demanda. Aqui, nós criamos uma lista de espera”, revelou a vendedora.

Em outra loja, o estoque de assentos especiais e o chamado bebê-conforto – usado para recém-nascidos e crianças de até um ano de idade – ainda não acabou, mas a procura tem aumentado cada vez mais nas duas últimas semanas e a loja já se prepara para renovar os pedidos.

“A procura aumentou cerca de 80% desde o mês passado. As pessoas sempre deixam para comprar de última hora, e agora correm o risco de ficar sem o equipamento. Já estamos fazendo novos pedidos, mas acredito que ainda vá faltar no mercado”, disse a vendedora Maria Solange.

Multa
O motorista que for flagrado transportando crianças em desacordo com a lei terá de pagar multa de R$ 191,54, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova medida prevê também a retenção do veículo até que o assento seja colocado.

A lei deveria ter entrado em vigor em junho, mas, devido à constatação da falta do produto no mercado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu prorrogar o prazo para setembro.

De acordo com a nova medida, os recém-nascidos com até um ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Já entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o "booster" - assento elevatório.

Com relação às crianças entre sete anos e meio e dez anos de idade, o correto é viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo