Prefeita promete Marina de Natal para antes da Copa de 2014 |
O edital para a construção da Marina de Natal pode sair no primeiro semestre de 2011. A obra foi o tema central do encontro entre a prefeita Micarla de Sousa e empresários de setores ligados ao turismo nesta terça-feira (31) no Palácio Felipe Camarão. Na reunião, a líder do poder municipal ouviu o empresariado e atentou para a importância da Marina sair antes da Copa de 2014.
O presidente do Conselho Curador do Natal Convention & Vistors Bureau e um dos principais defensores da Marina de Natal, Fernando Bezerril conta que a prefeita assumiu o compromisso de viabilizar a Marina de Natal, mas ressaltou a necessidade de estudar o projeto antes, sobretudo pela questão dos impactos ambientais que envolvem a construção.
Segundo presidente do Conselho Curador do Natal Convention & Vistors Bureau, Micarla de Sousa disse ainda que as ações em prol da obra esbarram atualmente no período eleitoral e a prefeitura só deve agir efetivamente após as eleições.
A prefeita recebeu de Bezerril, documentos oficiais sobre a viabilidade da obra na área próxima ao Forte dos Reis Magos, localizada dentro da Zona de Proteção Ambiental – 7. Um projeto de lei apresentado recentemente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) sobre a regulamentação da ZPA-7 considera a construção da Marina de Natal inviável para o espaço em questão.
A documentação entregue a Micarla de Sousa foi emitida em 2007 e dá parecer favorável à Marina de Natal na avaliação da antiga gestão da Semurb, do Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Conplan) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RN).
Foi discutido no encontro a possibilidade de integrantes do trade turístico atuarem em conjunto com a equipe técnica da Semurb no estudo sobre a ZPA-7. Além da Marina de Natal, os empresários aproveitaram para colocar em pauta temas como o projeto de duplicação da Via Costeira, criticado durante a reunião, e possíveis melhorias na orla da Praia do Meio.












