RN é o 3º do Nordeste em captação de investimentos estrangeirosEstado recebeu investimentos da ordem de U$ 108,5 milhões em 2009. |
O Rio Grande do Norte é o terceiro estado da região Nordeste que mais recebe investimentos estrangeiros diretos. O Estado recebeu investimentos estrangeiros diretos (pessoa jurídica), em 2009, da ordem de U$ 108,5 milhões.
Os investimentos foram destinados a produção na fruticultura, beneficiamento da castanha de caju, mineração, turismo mobiliário, setor de alimentos e bebidas, e construção civil.
Com forte captação de investimentos estrangeiros, o Rio Grande do Norte está acima, na região Nordeste, de estados como Pernambuco e Maranhão, e atrás apenas de Bahia e Ceará. “Este governo tem se esforçado para atrair investimentos que gerem renda e emprego. Para isso, reforçamos nossa infraestrutura, divulgamos nossas potencialidades, e criamos projetos de estímulos para a instalação de novas fábricas e novos negócios”, afirma o governador Iberê Ferreira.
A implantação de projetos para atrair novos empreendimentos fez com que os investimentos estrangeiros no Estado se multiplicassem nos últimos oito anos. Em 2002, o RN captou U$ 20,4 milhões em investimentos estrangeiros diretos. Em 2004, os investimentos cresceram para U$ 31,7 milhões, e em 2006 alcançou o patamar de U$ 68,3 milhões.
De 2002 ao ano de 2009, o investimento estrangeiro direto no Estado teve crescimento de 432%. Investimentos esses que não incluem os setores de petróleo e de energia – nos quais o Rio Grande do Norte é reconhecidamente um dos mais fortes em todo o país.
O turismo imobiliário é um dos setores que experimentou maior crescimento em investimentos estrangeiros nos últimos anos no Estado. Em 2002, o Estado captou U$ 2,2 milhões em investimentos estrangeiros diretos no setor do turismo imobiliário. No ano de 2009, a captação no setor alcançou a marca de U$ 64 milhões – representando um crescimento de 2.748%.
*Fonte: Agência RN












