Professores da rede municipal de Natal realizam paralisação nesta terça (5)A mobilização tem como principais reivindicações a valorização profissional, a reposição das perdas salariais acumuladas - que, segundo o sindicato, já somam 60%. |
Os professores da rede municipal de ensino de Natal realizam, desde as 8h da manhã desta terça-feira (5), uma paralisação em frente à sede da Prefeitura, localizada no bairro Cidade Alta. O ato foi deliberado em assembleia da categoria e convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN).
A mobilização tem como principais reivindicações a valorização profissional, a reposição das perdas salariais acumuladas - que, segundo o sindicato, já somam 60% -, a defesa do plano de carreira, a oposição a mudanças na matriz curricular e a regularização dos repasses de recursos do orçamento municipal às unidades escolares. Os educadores também cobram a implementação da gestão democrática nas escolas.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que convidou o SINTE/RN para integrar a comissão responsável por discutir a gestão democrática nas instituições de ensino. A pasta afirmou ainda que "a valorização dos profissionais da educação tem sido uma prática constante da atual gestão, refletida em ações concretas que respeitam os direitos da categoria e reforçam o compromisso com uma educação pública de qualidade".
A SME concluiu destacando que permanece aberta ao diálogo e à construção coletiva de soluções, respeitando a legalidade, a capacidade financeira do município e, sobretudo, o direito dos estudantes a uma educação contínua e eficiente.

