Alunos do Senai Mossoró transformam gestão em jogos em projeto de conclusão do Curso Técnico em AdministraçãoA iniciativa não foi apenas uma atividade de final de curso, mas um evento que exemplificou a aplicação prática e inovadora do conhecimento, utilizando a ludicidade para transformar conceitos teóricos em experiências reais e envolventes. |
A turma do Curso Técnico em Administração (ADM-023) do Senai CETI Ítalo Bologna (Senai Mossoró) realizou a culminância de seu aprendizado com a apresentação do projeto "Gestão em Jogos". A iniciativa não foi apenas uma atividade de final de curso, mas um evento que exemplificou a aplicação prática e inovadora do conhecimento, utilizando a ludicidade para transformar conceitos teóricos em experiências reais e envolventes.
O projeto destacou a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, que desenvolveram uma série de jogos educativos voltados ao ensino da administração. As criações foram diversas, indo de jogos de tabuleiro clássicos a versões digitais e inclusivas.
Entre as propostas estavam: jogos de mesa - jogos da memória, quebra-cabeças e trilhas que abordaram temas como planejamento estratégico, gestão de recursos e marketing; jogos digitais - caça-palavras e uma versão do programa "Show do Milhão", que testaram o conhecimento dos participantes de forma rápida e competitiva; e jogos inclusivos - como um jogo da velha adaptado com texturas e relevos, especialmente desenvolvido para alunos com baixa visão, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a diversidade no aprendizado.
A exposição foi aberta a toda a comunidade acadêmica do Senai Mossoró, incluindo alunos de outros cursos, professores e visitantes. Os participantes foram convidados a interagir com as dinâmicas, vivenciando os conceitos de administração de uma maneira divertida e memorável, o que reforçou o potencial dos jogos como ferramenta de ensino.
O projeto "Gestão em Jogos" se alinha a uma tendência crescente no campo da educação profissional: a gamificação. Essa metodologia, que utiliza elementos de jogos em contextos de não jogo, como a sala de aula, tem se mostrado eficaz para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção do conhecimento. Ao permitir que os estudantes planejem, organizem e executem seus próprios jogos, o projeto os levou a aplicar diretamente os princípios administrativos de forma prática e colaborativa.
O instrutor Levi Cunha ressaltou o sucesso da iniciativa: "Fiquei muito feliz em ver a empolgação dos alunos na execução do projeto. Eles trouxeram todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, demonstrando planejamento, organização e espírito de equipe. O resultado foi fantástico e motivo de orgulho para todos nós".
A fala de Levi sublinha como o projeto foi além da teoria, promovendo o desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O evento consolidou a turma ADM-023 como um exemplo de inovação, demonstrando que o aprendizado pode ser uma jornada criativa e interativa, deixando uma contribuição significativa para a comunidade do Senai Mossoró.
A apresentação de conclusão do curso aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto de 2025.












