FIERN fortalece parceria com o Procompi para ampliar competitividade de pequenas indústrias no RNO encontro, realizado na Casa da Indústria, reuniu ainda o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias. |
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu, nesta quinta-feira (6), a coordenadora nacional de Projetos do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi) da CNI, Suzana Peixoto. O encontro, realizado na Casa da Indústria, reuniu ainda o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias.
"O Procompi está cada vez mais alinhado às estratégias de desenvolvimento industrial do país, integrando-se ao programa Nova Indústria Brasil, com foco em transformação digital e sustentabilidade", ressaltou Suzana Peixoto.
A reunião tratou do andamento das iniciativas apoiadas pelo Procompi no Rio Grande do Norte. Segundo a gestora do programa no RN, Kesiane Santana, atualmente, a FIERN conduz 14 projetos em diferentes segmentos da economia potiguar, totalizando investimentos de R$ 1,6 milhão até 2026. As ações envolvem consultorias, capacitações e desenvolvimento de gestão, com foco em inovação, produtividade e organização empresarial.
Serquiz destacou a relevância do programa para dinamizar a atuação dos sindicatos industriais e fortalecer a indústria de transformação no estado. "O Procompi tem estimulado os sindicatos a saírem da zona de conforto. É uma ferramenta importante de apoio, que traz recursos, inovação e movimenta o setor. Hoje, percebemos uma federação mais viva, integrada e estratégica", afirmou o presidente da FIERN.
Para Suzana Peixoto, o êxito dos projetos depende da atuação conjunta entre federação, sindicatos e Sebrae. "Não basta aprovar o projeto. A execução é compartilhada. Trabalhamos para estruturar decisões, apoiar desafios e dar condições para que as federações e sindicatos sejam protagonistas. A inteligência do projeto está aqui no estado, e o nosso papel é somar esforços", destacou a coordenadora nacional do Procompi.
A reunião também reforçou a importância da integração entre executivos e lideranças sindicais na identificação de demandas estratégicas e novas oportunidades de projetos. Essa articulação faz parte da política de fortalecimento da governança sindical e de estímulo à meritocracia na gestão.
Participaram ainda da reunião o presidente do Sindicato das Indústrias de Álcool dos Estados do RN, Ceará e Piauí (SONAL), Arlindo Cavalcanti, e a executiva de sindicatos da FIERN, Susie Macedo.
Sobre o Procompi
O Procompi é uma iniciativa nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, voltada ao fortalecimento de micro e pequenas indústrias. O programa promove cooperação entre empresas, transferência de conhecimento e adoção de práticas de inovação, transformação digital, sustentabilidade e Indústria 4.0.












