Refinaria Clara Camarão entrará em funcionamento com a presença do presidente Lula |
A refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, finalmente entrará em funcionamento. Na próxima quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará ao Rio Grande do Norte para a inauguração da planta de gasolina da refinaria.
A vinda do presidente Lula foi anunciada nesta quinta-feira (09), através do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Durante sua estada no RN, Lula deverá se dedicar também a compromissos políticos com a base aliada, em Mossoró.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT), destacou a importância da vinda do presidente Lula para a inauguração. “A presença do presidente Lula marcará o início do funcionamento da refinaria, que é tão importante para a economia do Rio Grande do Norte”, ressaltou a deputada.
Quando começar a produzir, a refinaria Clara Camarão terá capacidade para processar 30 mil barris de petróleo por dia, além de produzir 4,5 mil barris de gasolina por dia. Na segunda fase de operação, prevista para 2012, a refinaria terá capacidade para processar até 65 mil barris/dia.
A refinaria funcionará com a adequação das instalações existentes do Pólo Industrial de Guamaré, que já produz gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, diesel e querosene de aviação (QAV), e vai produzir, além de nafta petroquímica. As alterações contam com investimentos de cerca de US$ 200 milhões.
A refinaria Clara Camarão é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras para elevar em 1,2 milhões de barris/dia, até 2015, a capacidade de refino da Petrobras no Brasil que, atualmente, é de 1,9 milhões de barris/dia, volume que é superior à demanda nacional de derivados, atualmente em torno de 1,8 milhão de barris/dia.
A refinaria Clara Camarão vai transformar o Rio Grande do Norte no único estado do país com autossuficiência na produção de todos os tipos de combustíveis derivados do petróleo. A partir de estudos que serão desenvolvidos no âmbito do Termo de Compromisso firmado entre o Estado e a Petrobras no dia 19 de novembro de 2009, a refinaria deverá ser ampliada em fases, buscando atingir a autossuficiência do RN em refino até 2015.












