Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/09/2010 07h50 - Atualizado em 11/09/2010 07h50

Ministério quer identificar dificuldades que Micro e Pequenas Empresas têm ao exportar

O Comitê de Comércio Exterior do Fórum das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) lançou na sexta-feira (10), um questionário sobre os gargalos que essas empresas enfrentam ao exportar seus produtos para o exterior.

As Micro e Pequenas Empresas que destinam seus produtos para o mercado externo terão até o dia 30 de setembro para responder o levantamento.

Com o questionário, a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) espera saber das dificuldades em exportar de pelo menos 2% das MPEs, cerca de 800 empresas. O questionário pode ser encontrado na página principal dos sites de instituições que participam do Comitê de Comércio Exterior.

Esta é a primeira vez que as micro e pequenas empresas são chamadas a preencher um formulário sobre as dificuldades de exportação. As MPEs que estão tendo problemas com a primeira exportação também devem participar. O questionário pode ser respondido por meio do link http://www.conampi.com.br/noticias/noticias.php?id=851.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, é muito importante que as empresas participem do questionário, para que novas formas de encontrar soluções para os problemas na hora de exportar sejam encontradas.

“Com o questionário, as empresas poderão apontar as dificuldades diante da participação no comércio externo, como regulamentação, pagamento de tributos e logística. Dadas suas características, as Micro e Pequenas Empresas já são propícias para atuar no mercado externo, pela sua facilidade de se movimentar e adaptar”, afirmou Cavalcanti.

Segundo ele, algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas MPEs exportadoras do Rio Grande do Norte, são resultado da pouca maturidade das próprias empresas, assim como da falta de adequação dos seus produtos aos padrões internacionais.


“Algumas empresas, por serem ainda muito jovens, não conseguem avaliar com precisão os riscos que assumem ao começar a exportar. Além disso, Enfrentam problemas também para adequar seus produtos às exigências do mercado que estão tentando conquistar”, disse o diretor.

Primeira Exportação

Atualmente, o Sebrae RN desenvolve um projeto junto a Micro e Pequenas Empresas que se preparam para começar a exportar, e outras que já atuam no mercado internacional. O projeto Primeira Exportação iniciou seu ciclo em 2008, com a participação de 25 empresas.

Dessas, nove já estão na fase final de preparação para exportar, e o Sebrae já começa a definir o segundo ciclo do projeto, com empresas de diversos setores da cadeia produtiva potiguar, como bebidas, confecções e agronegócio.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo