Remoção de comunidade do Maruim irá acelerar ampliação do Porto de Natal |
Debatida há mais de 25 anos, a remoção da comunidade do Maruim, na Ribeira, inicia na próxima sexta-feira (30). A mudança é um dos pontos mais importantes para ampliação do Porto de Natal, um projeto que demandará mais de R$ 100 milhões em investimentos, permitindo a duplicação da capacidade de armazenamento de cargas e ampliação da cabotagem (navegação entre portos nacionais).
Os moradores irão para o bairro das Quintas, na rua Crézio Bezerra, para casas com sala, dois quartos, cozinha, banheiro social, área de serviço e quintal. As casas estão em fase de conclusão da reforma, com o acabamento da pintura, além da revisão hidráulica e elétrica para acomodar as primeiras 11 famílias beneficiadas.
"Evidente que a saída dessas primeiras famílias não muda o cotidiano do porto, mas, quando toda a mudança estiver concluída, vamos ampliar o recebimento dos contêineres. A liberação do espaço garante que teremos espaço para, não só receber uma quantidade maior de cargas, como para armazená-las. É necessário que tenhamos uma área maior para que essa carga possa ser bem atendida no futuro", fala o presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes. Outro ponto destacado por Fernandes foi, também com a liberação completa da área, a ampliação da faixa do cais até o pier de combustíveis.
Ainda relacionada com a remoção da comunidade do Maruim, está a dragagem (remoção da areia do fundo do rio para possibilitar a navegação de navios maiores). A Coder a aguarda a ordem de serviço dada pela Secretaria da Pesca para o início da obra, orçada em R$ 30 milhões e que, segundo Fernandes, deverá ser iniciada no segundo semestre. A dragagem aumenta a profundidade do rio de 10 para 12,5 metros, permitindo que navios de 60 mil toneladas aportem (a capacidade atual é de 20 mil toneladas).












