Campanha da aftosa termina nesta sexta-feira (30)Meta é vacinar 85% do rebanho do estado, que é de 1 milhão de cabeças de gado. |
A vacinação do rebanho potiguar contra a febre aftosa segue até esta sexta-feira (30). Segundo o diretor de relações públicas da Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Abdon, ainda não dá para precisar a quantidade de gados vacinados, porém as vendas da vacina no comércio sinalizam uma boa adesão à campanha.
De acordo com Abdon, a meta desta primeira fase da campanha é vacinar pelo menos 85% do rebanho do estado, que conta com 1 milhão de cabeças de gado. Em outubro, ocorre a segunda fase. “A vacinação é fundamental para que o estado mude de status, com relação ao risco de febre aftosa”, afirma.
Depois de vacinar o seu rebanho, os criadores têm até 15 de maio para levar as notas fiscais para a representação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de seu município para que o cadastro seja efetuado.
Sem esse procedimento, o pecuarista fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento federal que permite o transporte dos bichos, de vender o gado e leite para programas estaduais.












