NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/09/2010 10h40 - Atualizado em 21/09/2010 10h40

Preço do feijão pode triplicar nos próximos meses

Redução da safra é apontada como uma das causas para a valorização do produto.

O Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) anunciou que o preço do produto pode triplicar nos próximos meses. De acordo com a entidade, a saca do feijão aumentou 73,91% nos primeiros dias de setembro. Entre os dias 13 e 15 deste mês, por exemplo, a alta foi de mais de 51%.

Segundo o Instituto, essa valorização deverá refletir no bolso do consumidor, que deverá pagar mais pelo feijão no supermercado.

O significativo aumento no preço do feijão, para a Ibrafe, é motivada por vários fatores. Um deles é a diminuição da área plantada, devido ao desestímulo do governo que, no começo do ano, não comprou dos produtores todo o feijão que sobrou na safra passada. Assim, eles resolveram plantar menos, para não correr o risco de ter prejuízos.

“Agora, o clima não tem ajudado: a seca no Nordeste e no interior de São Paulo e o excesso de chuva no sertão da Bahia, no último mês, comprometeram boa parte da safra nacional de feijão”, afirma em nota, o Ibrafe.

Em agosto, o valor do feijão medido pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostrou que 13 capitais brasileiras registraram queda no preço do feijão no mês, sendo as mais expressivas em Belo Horizonte (-12,44%), Recife (-11,67%) e São Paulo (-0,34%).

*Fonte: Info Money


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo