Feirão do Imposto será realizado pela primeira vez em Natal |
Neste sábado (25), os natalenses terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre os tributos pagos diariamente em produtos e serviços, que estarão expostos no 1º Feirão do Imposto.
O evento, que será realizado na praça de eventos do Natal Shopping, das 10h às 22h, é promovido pela Confederação dos Jovens Empresários (Conaje), com a realização da CDL Jovem Natal, em parceria com a Gestus – Solução em Gestão, e tem o objetivo de mostrar de forma transparente a carga de impostos pagos sobre bens de consumo e serviços.
O lançamento do Feirão do Imposto aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), durante um café da manhã na sede da CDL Natal. Na ocasião, o coordenador do evento, Pedro Vilela, falou sobre a importância de alertar a população para os impostos embutidos nos produtos e também sobre a necessidade de se promover uma reforma tributária eficiente.
“A sociedade costuma achar que só quem paga imposto é quem declara o imposto de renda. Na verdade, estamos pagando tributos em tudo o que consumimos. Como exemplo, até mesmo quando compramos um chocolate, 32% do seu valor são pagos em impostos”, revelou Vilela.
Segundo Vilela, o fato de o Brasil ser um dos países com a mais alta carga tributária do mundo já seria um problema, mas não seria tão grande se os impostos recolhidos fossem aplicados corretamente.
“Estamos fazendo uma campanha para promover a redução da carga tributária no país, para que se torne mais justa e que seja aplicada de forma a beneficiar a população, através de maiores repasses para as áreas de saúde, segurança e educação”, disse o coordenador.
Durante o Feirão, haverá um estande com a reprodução real de um apartamento, com produtos etiquetados para mostrar quanto custam e quanto de imposto é cobrado junto com o seu valor total.
Para se ter uma ideia, o imposto cobrado em uma lata de refrigerante corresponde a 47% do valor total do produto. O mesmo vale para o preço do condicionador para cabelos que compramos no supermercado (47,01% de impostos cobrados).
O Feirão também irá levar um carro, para mostrar quanto o consumidor vai pagar de impostos na hora de adquirir o seu veículo (43,63% do valor total).












