Cerca de 30% dos empresários deverão contratar no 4º trimestre de 2010Indústria e Serviços são os setores que mais contratarão neste fim de ano. |
A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o 4º trimestre, divulgada nesta quinta-feira (23), revelou que cerca de 30% dos empresários brasileiros deverão ampliar seu quadro de funcionários para este final ano.
Esta é considerada a menor parcela registrada nesta categoria em 2010. A quantidade de empresários que irá manter o mesmo pessoal contratado chega a 63% e 7% deles vão reduzir o quadro de funcionários.
A indústria (38%) e os serviços (32%) são os setores que mais devem contratar no período. As instituições financeiras têm 29% das opiniões de seus executivos e o comércio tem 23% neste sentido.
O Nordeste tem 37% de seus empresários com intenção de aumentar a contratação, seguidos pelo Sudeste (32%), Centro-Oeste (27%), Norte (25%) e Sul (24%). De qualquer forma, a maioria dos entrevistados, independentemente de setor, porte e Região vão manter o quadro atual.
Investimentos
No 4º trimestre de 2010, 30% dos empresários entrevistados pela Serasa falaram em empreender mais investimentos. 58% vão manter os planejados, 3% vão cortar recursos e 9% vão postergá-los.
As instituições financeiras lideram a expansão de investimentos, com 46% de seus executivos apontando neste sentido. A indústria (32%), comércio (31%) e serviços (27%), também possuem planos de investir.
30% dos pequenos empresários vão ampliar os investimentos. Nas médias e grandes são 28% em cada uma. Por Região, o Centro-Oeste (39%) lidera a intenção de aumentar investimentos. Bem de perto está o Nordeste, com 37%.
No Sudeste e Sul são 28% dos empresários de cada um que vai investir mais no último trimestre do ano. Igualmente ao quadro de funcionários, os investimentos, em sua grande parte, serão mantidos como planejado.












