Feirão do Imposto acontece neste sábado no Natal ShoppingObjetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária. |
Natal recebe neste sábado (25) pela primeira vez o Feirão do Imposto. Promovido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o evento será realizado na Praça de Eventos do Natal Shopping das 10h às 22h.
O objetivo do feirão é conscientizar a população sobre a alta carga tributária, e, principalmente, do quanto isso afeta a vida da camada mais pobre da população. Atualmente, a carga tributária brasileira chega a mais de 35% do PIB, e em alguns casos a mais de 50% da renda de famílias mais carentes.
Com apoio da Cyrela Plano&Plano, o evento vai mostrar os impostos contidos no nosso dia a dia através de um apartamento decorado, onde cada objeto do imóvel irá mostrar o valor do tributo contido em cada item das mobílias, utensílios, alimentos, materiais de limpeza, entre outros.
Além disso, exposição de um automóvel e diversos tipos de serviços como contas de água, luz, telefone, mensalidade escolar, e impostos como IPVA e IPTU terão os valores de seus encargos expostos.
“Nossa intenção não é que a população não queira pagar o imposto, e sim, de que ela fique ciente de quanto está pagando e saiba que todo esse valor deve ser revertido em benefícios para a população, assim podendo cobrar dos governantes”, explica Pedro Vilela, diretor estadual do Feirão do Imposto.
CDL Natal e a Gestus – Solução em Gestão são parceiras dessa iniciativa, que teve início em 2003, quando foi criado pelo Núcleo de Jovens Empresários de Joinville, e que este ano toma proporções maiores, sendo realizada em todos os Estados do país, em mais de 100 municípios.
Sobre o feirão do imposto
O Feirão do Imposto é um projeto catarinense, que nasceu em 2003 na ACIJ Jovem, Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville. Através dele é possível conhecer de forma transparente a carga de impostos pagos pelo contribuinte sobre produtos e serviços, o que é um direito assegurado pela Constituição Federal.
O projeto foi o ponto de partida para uma campanha nacional acerca da alta carga tributária, mobilizando toda a sociedade civil para a causa de informar e educar a população sobre o quanto se paga de imposto. Além disso, quer chamar atenção da população para o que se recebe em troca pelo pagamento dos impostos. O Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional através da CONAJE, Confederação Nacional dos Jovens Empresários.
O Feirão do Imposto conta uma diretriz nacional, mas cada localidade que o realiza pode inovar, tanto na organização como na divulgação do mesmo, e esse ano diversas formas inovadoras serão realizadas em cada estado, mostrando a força do movimento e a criatividade para mostrar à população a carga tributária praticada no país, onde a carta tributária incidente sobre a renda, o consumo e patrimônio equivale a 180 dias de trabalho do brasileiro.
Com informações da CDL Natal












