RedeMAIS: De central de compras a maior associação do Rio Grande do Norte |
çãO que começou como uma central de compras, a RN Super, criada com a finalidade de obter produtos com preços mais baixos para um grupo de supermercadistas natalenses, se tornou o maior grupo associativista do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil – a RedeMAIS.
De acordo com o presidente da rede, o empresário Jorge Luiz Medeiros, a própria Associação de Supermercados do RN (Assurn) incentivou a criação da RN Super, juntando os pequenos empresários para conhecer e estudar os modelos de centrais de compras de alimentos do país.
“Três anos após a criação da RN Super, uma rede nacional nos convidou para usar sua marca na nossa associação. Então decidimos que, se era para usar uma única marca, iríamos criar a nossa própria”, revelou Medeiros.
Em 2001, a RedeMAIS foi criada com 15 lojas, que se uniram sob uma mesma marca, para fortalecer a associação. Hoje, já são 22 lojas espalhadas pelo Estado, com cerca de 1.500 colaboradores diretos.
Com uma média de crescimento que ultrapassa os 10% ao ano, a RedeMAIS contabilizou R$ 223 milhões de faturamento no ano de 2008 e no ano passado, alcançou a cifra dos R$ 265 milhões. Para este ano, a projeção de faturamento é de R$ 300 milhões.
Neste mês de setembro, a rede comemora seus 10 anos, com a conquista do mercado natalense e de cidades como Parnamirim, Ceará-Mirim, Canguaretama, Goianinha, Cruzeta, Currais Novos, Macau e São José de Mipibu.
E a rede continua crescendo. Mais duas unidades estão programadas para serem inauguradas no próximo ano: uma em Monte Alegre, que já se encontra em fase final de instalação, e a outra no município de Santa Cruz.
Diferencial
Uma das características que distinguem o grupo dos demais tipos de associações é a integração das empresas desde a sua origem. Todas as lojas da RedeMAIS fazem parte do mesmo grupo que iniciou o projeto há 10 anos.
“Nosso grupo permanece unido e está cada vez mais forte. A rede nos ensinou a trabalhar como associação e a crescer juntos”, ressaltou o empresário Eugênio Paccelli, vice-presidente da RedeMAIS.
Com o slogan “O bom vizinho”, a rede se destaca pela proximidade com os clientes, pela atenção na oferta de produtos e serviços, como os pequenos supermercados de bairro. “Nosso diferencial é manter o contato pessoal com nossos clientes, conhecê-los pelo nome e saber da sua história”, disse Paccelli.
Segundo Jorge Luiz Medeiros, se manter como supermercado de bairro é o segredo do sucesso do grupo para competir com as grandes cadeias de supermercados instaladas na cidade e se manter entre os líderes do segmento.
“Por serem de menor porte, as nossas lojas não demandam tantos gastos. Com isso, gastamos menos para mantê-las, o que nos possibilita economizar e, consequentemente, repassar essa vantagem para os nossos clientes”, afirmou Jorge Luiz Medeiros.
Além disso, a proximidade com os clientes dos bairros em que se localizam as lojas facilitou a implantação do serviço de entrega em domicílio, outro diferencial da rede. “Nós levamos as compras e até mesmo os clientes para casa, em veículos climatizados”, disse o presidente.
Convenção
Desde que foi criada, a associação vem realizando a Convenção RedeMAIS, um encontro motivacional que reúne todos os colaboradores para participar de palestras e atividades recreativas, além de uma programação que inclui shows e apresentações culturais.
A 10ª Convenção RedeMAIS aconteceu no dia 5 deste mês, no Centro de Convenções, e contou com a participação de colaboradores das vinte e duas lojas do grupo, fornecedores e parceiros comerciais.
“A convenção é um desafio e uma conquista para nós. Na ocasião, passamos para nossos colaboradores a importância de fazer parte da RedeMAIS, através de palestras com especialistas e atividades em grupo”, destacou o presidente da rede.












