Inadimplência das empresas registra maior queda em seis anos |
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, divulgado nesta quinta-feira (30), revelou a inadimplência das pessoas jurídicas registrou queda de 7,2%, no período entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2009.
Considerando o acumulado do ano, este foi o menor percentual verificado desde 2004. Na comparação com o mês anterior, por sua vez, a queda na inadimplência dos negócios foi de 4,2%. Já na comparação anual, com agosto de 2009, houve um aumento de 3,8%.
De acordo com a Serasa, um importante fator que contribuiu para o decréscimo na inadimplência das pessoas jurídicas, observado nas variações acumulada e mensal, foi o fim do ciclo de elevação da taxa básica de juros, a Selic. Com juros mais estáveis, as empresas passaram a contar com maior previsibilidade em relação aos seus custos de capital.
Na análise por porte, considerando a variação mensal agosto em relação a julho, as grandes empresas experimentaram uma queda de 11,7% em sua inadimplência. Nas médias, o recuo foi de 6,1% e nas micro e pequenas de 3,9%.
Em relação à variação anual, com agosto de 2009, houve alta de 4,1% na inadimplência das micro e pequenas empresas, ao passo que as grandes e as médias continuaram registrando quedas de 0,4% e 2%, respectivamente.
Na decomposição do indicador, considerando a variação mensal, agosto em relação a julho, percebe-se que as dívidas não honradas junto aos bancos foram o único componente que deu uma contribuição positiva ao indicador.
Com o crescimento de 2,8% no mês, a contribuição dos bancos foi de 0,7%. Já os protestos, com queda mensal de 8,1%, e os cheques devolvidos por falta de fundos, com 4,4% de recuo, contribuíram de maneira determinante para o decréscimo do indicador, com 3,2% e 1,6%, nesta ordem.












