Governo vai discutir Comité Gestor com empresários dos Parques EólicosReunião marcará a implantação dos projetos no Estado. |
O Governo do Estado vai promover uma reunião de trabalho na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), no próximo dia 7 de outubro, com cerca de 50 empresários representantes dos 62 Parques Eólicos a ser instalados no RN até 2013.
Integrantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) também participarão do encontro que terá dois objetivos principais, institucionalizar o Comitê Gestor local e ouvir as demandas dos empresários. Após receber as necessidades de cada um, será elaborado um documento com todos os compromissos a serem cumpridos pelas duas partes, Governo e proprietários dos parques.
“Essa reunião será fundamental para implantação de fato de todos esses projetos aqui no nosso Estado. Esses investimentos vão trazer empregos e renda, e consequentemente trarão desenvolvimento com a movimentação da nossa economia. Estamos deixando clara nossa luta para viabilizar a vinda dos Parques Eólicos, queremos somar, sermos facilitadores e ágeis. Essa é uma polícia do nosso Governo”, ressalta o governador licenciado, Iberê Ferreira.
Nessa reunião na Fiern já será firmada a nova data para um próximo encontro no qual vai marcar a efetivação do Comitê Gestor da Energia Eólica no RN. O Comitê deverá ser encabeçado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, que também assumiu a vice-presidência de Energias Alternativas e Renováveis do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos Energéticos.
No último dia 26 de agosto foi realizado o segundo leilão nacional de fontes alternativas de energia e mais uma vez o Rio Grande do Norte se destacou como o estado campeão, com o maior número de parques eólicos vencedores e o maior volume negociado de energia. Dos 70 parques em disputa, 39 fecharam contratos no RN, o que representa 56% do total negociado.
Juntos, os empreendimentos terão 1.065 Megawatts (MW) de potência instalada e exigirão mais de R$ 5 bilhões em investimentos até 2013, quando a energia começará a ser fornecida. A instalação desses projetos vai gerar cerca de 3.900 empregos diretos e vai movimentar a economia do interior potiguar, mais precisamente em Areia Branca, São Bento do Norte e João Câmara, onde serão implantados os parques.
O primeiro leilão nacional de fontes alternativas de energia foi realizado em dezembro do ano passado e na ocasião o RN também foi o campeão no volume de negociações. Na ocasião, foram fechados contratos de 23 parques eólicos para o Estado, o que representam uma potência instalada de 657 (MW) e necessitam de um investimento de R$ 3,4 bilhões até 2012, quando esses projetos entrarão em atividade.
Atualmente o Rio Grande do Norte tem dois parques eólicos em operação. O da Petrobrás que começou a funcionar em 2004 gerando 1,8 (MW) de energia e o da Iberdrola em Rio do Fogo, que entrou em atividade em 2006 com a produção de 51,1 (MW).
Ainda este ano, o Parque Alegria I da empresa Multiner, em Guamaré, entra em operação com capacidade para gerar 561,1 (MW) de energia eólica. Enquanto o Alegria II, da mesma empresa e também em Guamaré, está em construção e começa a funcionar em 2011 para produzir 661,9 (MW).
*Fonte: Agência RN












