Campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira |
Cerca de 900 mil animais que compõem o rebanho bovino do Rio Grande do Norte deverão ser vacinados contra a febre aftosa até o dia 31 de outubro. A campanha começou nesta sexta-feira (1º), e tem a expectativa de vacinar 80% rebanho.
Aqui no Estado, a vacina é obrigatória. A Associação de Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc RN), alerta que todos criadores devem exigir a nota fiscal na compra da vacina e apresentá-la na sede da Emater do seu município. “Se não fizer isso, a vacinação não adiantou de nada”, disse o assessor de comunicação da Anorc, Marcelo Abdon.
De acordo com Abdon, a mudança de status do rebanho potiguar para livre da febre aftosa com vacinação, foi mais uma vez adiada. Agora, a mudança só poderá ser feita a partir de maio de 2012, ao invés de 2011, como já era esperado.
A justificativa é de que não há mais espaço na pauta da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), entidade que autoriza a mudança de status, para maio do próximo ano. Por essa razão, o rebanho do RN terá que esperar ainda outro ano.
No entanto, esse adiamento não deverá prejudicar os eventos e exposições desses animais realizados no Estado. Segundo Abdon, os rebanhos do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, que participam de exposições no RN, também se encontram na mesma situação. Em todo o Nordeste, apenas Bahia e Sergipe já mudaram seu status para livre da doença.












