Atividade do comércio no Brasil fica estável em setembro, diz Serasa |
A atividade do Comércio no Brasil ficou estável no mês de setembro, na comparação com o mês anterior, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (4).
Apesar desta estabilidade, este resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010 após um segundo trimestre mais fraco, destacam os economistas da Serasa Experian.
No terceiro trimestre de 2010, o crescimento acumulado da atividade do comércio atingiu 1,2% contra 0,3% registrado no segundo trimestre de 2010. Todavia, este resultado ainda ficou abaixo da expressiva taxa de 2,5% verificada durante o primeiro trimestre do ano.
O resultado positivo do mês de setembro foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir estes produtos.
Na direção contrária, pesou negativamente, em setembro, o recuo de 1,0% da atividade varejista do setor de veículos, motos e peças - a segunda queda mensal consecutiva - após a forte elevação de 5,0% observada em julho, em relação ao mês anterior, livre das influências sazonais.
Na comparação anual, isto é, contra setembro de 2009, o crescimento de 8,0% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,1%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%).












