Eleita no 1º turno, Rosalba deverá destacar desenvolvimento econômico entre suas prioridades |
Com 813.813 votos, correspondendo a uma maioria de 52,46%, Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita neste domingo (3), governadora do Rio Grande do Norte, no primeiro turno. O segundo colocado, Iberê Ferreira de Souza (PSB), ficou com 36,25%.
Ao assumir o governo do Estado em 1º de janeiro de 2011, Rosalba deverá começar a pôr em prática seu plano de governo, que promete dar bastante ênfase ao desenvolvimento do setor econômico do RN.
Dentre as suas propostas de campanha, a governadora eleita destacou a ampliação da infraestrutura e logística de transportes, com investimentos na malha rodoviária, ferroviária, portuária e aérea.
Em relação ao setor de energia, a pretensão é dar atenção especial à estrutura de transmissão, sem contar com a transformação do RN em um estado autosuficiente na produção.
A expectativa é tornar o Rio Grande do Norte referência em tecnologia ambiental através da diversificação das matrizes energéticas (solar, eólica, minicentrais hidrelétricas) e pela criação de um Centro de Energias Renováveis.
Na indústria, Rosalba deverá viabilizar ações para criação e expansão de áreas e distritos industriais dotados de infra-estrutura (água, coleta e tratamento de efluentes, energia), em todas as regiões do estado, conforme as suas vocações.
No que se refere a emprego e renda, a governadora eleita pretende implantar uma linha de financiamento de pequenos negócios para pequenos empreendedores e produtores rurais.
Para o turismo, Rosalba Ciarlini deverá elaborar um plano estratégico que garanta ao estado um crescimento sustentável nos próximos 25 anos. O processo seria através de atividades como a diversificação dos produtos turísticos do RN e interiorização do turismo, estimulando o desenvolvimento de vários Pólos (Costa Branca, Serrano, Seridó, Trairi, Costa das Dunas).












