Carga de energia no Brasil aumentou 7,5% em setembroProdução industrial foi responsável pelo desempenho positivo. |
A carga de energia no Brasil no mês de setembro cresceu 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado e 3,3% em comparação a agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4), pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Segundo dados preliminares, em setembro foram despachados 57.359 megawatts (MW) médios de energia, acumulando alta de 9,7% no ano e 8,7% em doze meses.
O ONS, que administra a oferta de carga de energia no país, atribui o bom desempenho à produção industrial, que continua mostrando sinais de retomada.
"As elevadas temperaturas ocorridas em alguns dias do mês associadas ao longo período de estiagem têm provocado, principalmente na região Centro-Oeste, um aumento expressivo da carga de refrigeração e irrigação."
O ONS informou ainda que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, região mais industrializada do Brasil, registrou crescimento de 8,4% em setembro na comparação anual e de 3,7% ante agosto.
O operador voltou a afirmar que o crescimento na região reflete a continuidade do crescimento econômico. "Adicionalmente destacam-se os incrementos de carga decorrentes do aumento de carga de irrigação e refrigeração na região Centro-Oeste, durante o mês de setembro, provocados pelo longo período de estiagem e ocorrência de temperaturas elevadas", disse o ONS.
O subsistema Sul, por sua vez, mostrou crescimento de 8,1% em setembro de 2010 ante igual mês de 2009 e de 1,9% sobre agosto deste ano.
No Nordeste, a carga de energia subiu 3,1% no mês passado, na comparação anual, e alta de 3,6% em relação ao mês anterior. Já no subsistema Norte a alta foi de 8,3% em setembro ante o mesmo período do ano passado e de 2% sobre agosto.












