NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/04/2010 00h00 - Atualizado em 13/04/2010 00h00

Twitter: ferramenta de negócios

Empresas potiguares têm apostado na rede social para promover marca.

Por: Lidiane Lins

Lançado há quatro anos como uma rede social para postagem de mensagens rápidas, o Twitter conta hoje com 75 milhões de usuários e tem se transformado em uma verdadeira ferramenta de negócios. O site já atrai empresas que pretendem promover sua marca e seus produtos na web, além de fidelizar clientes.

Para a consultora de Web Marketing, Alinne Fernandes, o surgimento das redes sociais fez com que as empresas começassem a apostar em páginas nos sites de relacionamento como forma de aproximação com seu público-alvo.

“Já fizemos várias campanhas para agências de publicidade e algumas outras empresas aqui em Natal. No princípio, os empresários têm receio em aderir, mas quando vêem os resultados das campanhas, começam a dar mais importância às ações na web”, diz a consultora. Segundo ela, foi preciso ‘matar um leão por dia’, para conseguir a atenção das empresas.

Um exemplo de campanha de sucesso através do Twitter foi o “Twittão de Imóveis”, promovido pela imobiliária Abreu Imóveis, em parceria com as construtoras Cyrella e Plano & Plano, em fevereiro deste ano. Segundo o consultor empresarial Fred Alecrim, um dos idealizadores da ação, o que era para ser uma ação de aproximação com o cliente, com o objetivo de aumentar o número de seguidores da Abreu Imóveis no Twitter, se tornou um plantão de vendas online inédito no Brasil, que movimentou mais R$ 13 milhões em negócios, em apenas um dia.

“Planejamos a ação para ser realizada pelo Twitter, com suporte no Youtube, para podermos divulgar informações complementares que não caberiam no limitado espaço do Twitter. O plano era o seguinte: A cada dez minutos, lançaríamos um ímóvel com oferta imperdível, com equipes de plantão na imobiliária e nos estandes dos empreendimentos, para atender aos clientes. O retorno foi impressionante, surpreendendo a todos nós”, disse o consultor.

A ação resultou em dezenas de ligações para os plantões participantes e diversas visitas de clientes aos estandes de empreendimento e à própria sede da imobiliária ao longo do dia, o que gerou um aumento de 266 seguidores no perfil, um salto de 243.173 posições no ranking do Twitter.  Nas 12 horas de ação, foram mais de 5.000 citações e 750.000 visualizações da tag #twittaodeimoveis e 1.700 citações e 160.000 visualizações do perfil da Abreu no twitter. Aos seguidores do perfil @twittaoabreu foram oferecidas mais de 500 ofertas e os vídeos postados da ação foram visualizados 385 vezes.

De acordo com o diretor da imobiliária, o empresário Ricardo Abreu, essa experiência serviu para mostrar o quanto as redes sociais podem ser usadas como ferramentas para a realização de negócios. “Mobilizar nossa empresa para agir de forma reativa com nosso público alvo através das redes sociais se tornou uma meta, e com os resultados da realização desse Feirão exclusivo via twitter, descobrimos mais um canal direto de comunicação com nossos clientes”, diz Abreu. Segundo ele, o evento deve acontecer periodicamente.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo