Greve dos bancários: Sindicato entra com ação contra reabertura do Itaú e Bradesco |
As agências do Itaú-Unibanco e Bradesco reabriram suas portas nesta quarta-feira (6), após conseguir um interdito proibitório (uma ação judicial que tem o objetivo de proteger a integridade da propriedade).
Cerca de 45 agências da capital continuam fechadas, entre privados, como o HSBC e Santander-Real, e públicos, contando com todas da Caixa Econômica e Banco do Brasil, exceto a agência que funciona no TRT.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, Marta Turra, essa medida é considerada ditatorial pelos sindicalistas, uma vez que desrespeita a lei de greve, prevista na constituição brasileira.
“Esse interdito é um atentado contra a lei de greve, é uma medida puramente ditatorial, que não condiz com a nossa mobilização, pois não estamos querendo destruir propriedade nenhuma, nossa luta é por melhoria das condições de trabalho”, explicou a presidente.
O sindicato potiguar já entrou com uma ação contra o interdito proibitório e aguarda a decisão da justiça. Segundo Marta Turra, os sindicatos de outros estados, como São Paulo e Maranhão, já conseguiram derrubar a proibição.
No final da tarde de hoje (6), o sindicato se reunirá mais uma vez em assembleia, para avaliar a paralisação e planejar as atividades para o dia seguinte.
“Como a nova rodada de negociações ainda não foi marcada, teremos apenas questões organizacionais para discutir na assembleia. Enquanto não chegamos a um acordo, temos que manter o movimento forte em todo o país”, disse Turra.












