Procon recomenda atenção para escolha do presente das criançasComparar preços e exigir nota fiscal são indispensáveis na hora da escolha do presente. |
O Procon Municipal chama atenção dos consumidores no que diz respeito à compra de brinquedos ou produtos para o Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira, dia 12.
De acordo com o Procon, a embalagem e o manual de instruções devem conter todas as informações escritas de forma clara e em português, informando as características do brinquedo, para qual faixa etária se destina, eventuais riscos que possa apresentar; número de peças, regras de montagem e se faz parte de uma série ou coleção. Nenhum produto deve ser adquirido sem uma clara identificação do fabricante ou do importador.
Os consumidores devem ficar atentos na hora de escolher o presente, optando sempre por brinquedos adequados à idade da criança. Além disso, devem comprar apenas brinquedos com o selo de garantia do Inmetro.
Se optarem por brinquedos importados, estes devem conter nome, endereço e telefone do importador. A pesquisa de preços e condições de pagamento deve ser feita sempre antes de comprar o produto, lembrando também de exigir a nota fiscal, para o caso de precisar trocar o produto ou assegurar sua garantia.
O órgão também lembra que, antes de comprar, o consumidor deve conferir no brinquedo o que foi mostrado na publicidade. “Ela nem sempre é precisa sobre as funções, tamanho e desempenho do brinquedo. O conteúdo de um folheto, anúncio de jornal, televisão ou qualquer outra forma de mensagem publicitária deve ser rigorosamente cumprido, tanto em relação ao preço como ao modelo do produto”, diz o Procon.












