Setor de brinquedos impulsiona comércio no Dia das Crianças |
Assim como os adultos, de um tempo para cá as crianças também tiveram mudanças em seu perfil consumidor. Produtos eletrônicos, celulares e computadores ganharam cada vez mais espaço no gosto dos pequenos com o passar dos anos, no entanto nenhuma mudança ainda foi capaz de tirar os brinquedos do topo. Para a próxima terça-feira (12), quando é comemorado o Dia das Crianças, a expectativa é que o setor seja responsável por 60% das vendas. Na estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal levando em conta o volume total, a data representará um crescimento de 10% em relação ao ano passado incluindo tanto os shoppings quanto o comércio de rua. Entre os setores que devem se destacar, os brinquedos terão companhia de eletrônicos (10%), celulares (7%), eletroeletrônicos (5%) e confecções (3%). Outros produtos fora dessa lista devem ficar com uma fatia de 15% das vendas.
O superintendente da CDL, Adelmo Freire, conta que a expectativa é baseada na continuidade do ciclo deste ano, que vem apresentado incrementos de dois dígitos nas datas mais importantes para o comércio. “O Dia das Crianças é a sexta data. Primeiro vem o Natal, que é seguido por Liquida Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais”, elenca.
E por ser a última data importante antes do Natal, Adelmo Freire explica que o Dia das Crianças é visto com atenção especial. “Funciona como uma prévia do período natalino. Assim, o comércio já sabe o que esperar no fim do ano”, ressalta o superintendente da CDL. Entre os shoppings, quem mais tem criado expectativa é o Natal Norte Shopping.
Segundo a gerente de marketing, Carla Botelho, o crescimento deve ficar na faixa dos 25%. A explicação está na chegada de lojas especializadas em produtos infantis. “Estamos completando três anos e ganhamos lojas que ainda não tínhamos. Antes só o Carrefour comercializava produtos infantis”, revela.
A estimativa é que 80% do volume de vendas do shopping venha do setor de brinquedos. No Natal Shopping, o crescimento estimado é de 12% a 15%. O presidente da Associação de Lojistas, Gustavo Macedo, enaltece que apesar do destaque ficar com os brinquedos, os setores de vestuário e eletrônicos também devem ter boas participações. “A juventude também está mais ligada em tecnologia. O carrinho tem sido trocado pelo computador. É um processo que começa cada vez mais cedo”, reforça.
Os clientes podem encontrar presentes para os filhos nas lojas Tyrol, Batom com Bola (vestuário) e Planeta Brinquedos. Além dessas, as âncoras do shopping: Lojas Americanas, Rio Center e C&A, possuem sessões voltadas para o público infantil e a Arte e Papel e a Myosotis Tween também atendem ao segmento. Ainda entre os shoppings, o Midway Mall aguarda um incremento de 15%.
A confiança nas vendas vem tanto do setor de brinquedos, de lojas como Ri Happy e Planeta Brinquedos, quanto dos que trabalham com vestuário infantil - Bamboo, Baton com Bola, Lilica Tigor, PUC, Joana João, New Kim, Stock Fino Baby, Via Baby e Petit. Além disso, o Game Station também aguarda um movimento maior durante a data.
Com mais de 190 máquinas, o parque eletrônico conta com lançamentos que visam atrair os freqüentadores do shopping, como um simulador baseado no filme Exterminador do Futuro 4, entre outros. No caso do Praia Shopping, a expectativa também é de crescimento, no entanto a assistente de marketing do shopping, Cristiane Queiroga, explica que por não tantas lojas especializadas em produtos infantis, um número não foi fechado em relação ao volume de vendas.
No comércio de rua do bairro do Alecrim, os destaques devem ficar com as lojas de brinquedo e vestuário. De acordo com a expectativa do presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Aílson Feitosa, no setor de brinquedos o incremento ficará entre 20% e 30%, enquanto o vestuário terá 10% de crescimento.
Programação cultural
Além da expectativa em torno das vendas, os shoppings também promovem programações especiais para o Dia das Crianças.
No Norte Shopping serão realizados eventos entre os dias 9 e 11, a diversão fica por conta da Fábrica de Brinquedos, que traz uma colorida tenda com diversas propostas de jogos, contação de histórias e brincadeiras educativas. No dia 12 a 96 FM comanda o evento com animadores, atrações, brincadeiras e brindes para a garotada. Além disso, durante todos os quatros dias de evento, o shopping terá como atração o mágico Rian, que trará oficinas com profissionais do circo para ensinar as principais especialidades circenses.

Ainda na programação estão opções como oficinas de arte, mini biblioteca de livros infantis e serviços de orientação sobre saúde bucal. Em cartaz há mais de cinco anos no Midway Mall, o show Domingo Divertido com a dupla Bisteca e Bochechinha terá mais uma edição no dia 12.
Com o tema “Circo”, e a companhia dos palhaços Peteca e Estrelinha, a turma comandará a animação na Praça de Alimentação do Shopping a partir das 13h. A programação contará com brincadeiras de malabarismo, mágicas, apresentações com pernas de pau, oficinas de desenhos e esculturas de balões, teatro de bonecos, dublagem cômica e a distribuição de vários brindes das lojas do shopping. Apesar de não ter expectativa tão forte quanto às vendas nas lojas, o Praia Shopping também promoverá uma ação no Dia das Crianças. A partir das 12h as crianças terão uma programação com brinquedos, cama elástica, além da distribuição de pipoca e doces.
Durante a noite um show do cantor Alvimar Medeiros encerra a data comemorativa. No Natal Shopping a novidade será o Arvorismo Indoor. “O arvorismo é um programa de lazer que promete atrair toda a família, perfil dos consumidores do shopping”, afirma Cláudia Durães, gerente de marketing do shopping.












