Comércio natalense cresce 9,5% no Dia das Crianças |
Um crescimento de 9,5% foi registrado pelo comércio natalense nas vendas do Dia das Crianças. Apesar de ter ficado abaixo da estimativa inicial da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, que previa uma alta de 10% em relação ao ano passado, o resultado foi considerado positivo, principalmente por ter superado a marca nacional (8,5%).
O superintendente da CDL Natal, Adelmo Freire, conta que além de ter superado o crescimento em todo o país, o incremento deixa tanto comércio quanto shoppings, otimistas para o Natal, data mais importante no setor.
“O resultado é bem significativo e sinaliza boas perspectivas para o final do ano”, explica Adelmo Freire.
Assim como esperado pela CDL, os brinquedos foram destaque com mais de 60% das vendas. De acordo com Freire, os setores de eletrônicos e o vestuário vieram na sequência com boas participações.
Dia das Crianças foi a melhor data do ano, revela pesquisa
Em relação às vendas no final de semana da data, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Dia das Crianças, registrou um crescimento de 8,5% em comparação com o ano passado. Sobre o comércio na semana de 05 a 11 de outubro de 2010, a alta foi de12,0% em nível nacional.
Com o crescimento do emprego com carteira assinada (mais brasileiros receberão 13º salário), o varejo ofereceu, neste Dia das Crianças, promoções com parcelamentos a prazos mais longos. Nesta condição, o comércio também ponderou o aumento do endividamento, recorrendo a essa prática, que reduz o valor da prestação mensal.
O resultado das vendas semanais (12%) superou a expectativa dos empresários brasileiros, apontada pela Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, que previa um crescimento de 10,3% sobre a mesma data de 2009.
Como termômetro para as vendas de Natal, este Dia das Crianças leva a crer que haverá um bom final do ano para o varejo, com significativo crescimento sobre 2009.
Com informações do Serasa Experian












