Vendas do varejo têm melhor agosto em 9 anosSegundo o IBGE, setor cresceu 10,4% em agosto na comparação com igual mês de 2009. |
As vendas do comércio varejista brasileiro subiram 2,0% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, e 10,4% na comparação com agosto de 2009, a maior alta para meses de agosto, ante igual mês de ano anterior, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde o inicio da série histórica da pesquisa, em 2001. Até agosto, as vendas no varejo acumulam altas de 11,30% no ano e de 10,10% nos últimos 12 meses.
Os resultados ficaram no teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que previam uma expansão mensal de 0,80% a 2,00%, com mediana de 1,55% e um crescimento de 8,90% a 10,50% em bases anuais, com mediana de 9,80%.
Os bons resultados do comércio varejista de agosto foram impulsionados pelo aumento da massa salarial e oferta de crédito, segundo avalia o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Reinaldo Pereira. "Há aumento da renda e do emprego, além de uma grande oferta de crédito, todos esses fatores são muito importantes para o varejo", disse.
Pereira destacou também a "estabilidade de preços" e o papel do câmbio na redução de preços em segmentos do varejo como supermercados, informática, celulares e eletrodomésticos. "O câmbio prejudica os exportadores, mas favorece o varejo, que pode fazer mais promoções", disse.
Varejo ampliado
As vendas do comercio varejista ampliado (que incluem automóveis e material de construção) aumentaram 2,1% em agosto ante julho e subiram 14,0% na comparação com agosto do ano passado. No ano, as vendas do varejo ampliado acumulam alta de 12,2% e em 12 meses, de 12,3%.
As vendas de veículos, automóveis, partes e peças registraram alta de 2,4% em agosto ante julho e aumento de 19,3% ante agosto do ano passado. Já as vendas de material de construção registraram, em agosto, variação de 2,0% ante o mês anterior e de 19,9% ante igual mês de 2009.
Média móvel trimestral
O índice de media móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou variação de 1,4% no trimestre encerrado em agosto ante o terminado em julho, segundo o IBGE. O resultado mostra uma aceleração em relação ao índice de media móvel de julho (1,12%) e junho (-0,15%).
*Fonte: Agência Estado.












