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18/10/2010 08h49 - Atualizado em 18/10/2010 08h49

Inadimplência dos consumidores deve se manter estável até 2011

Em agosto o indicador se manteve no patamar de 94,6.

A inadimplência do consumidor tende a se estabilizar até o início de 2011, segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian. Em agosto o Indicador de Perspectiva da Inadimplência dos Consumidores se manteve no patamar de 94,6.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho (aumento do nível de emprego e crescimento dos rendimentos reais) tem conseguido neutralizar, pelo menos em parte, as pressões sobre os níveis de inadimplência dos consumidores, decorrentes de uma trajetória de expansão do crédito bem superior à massa de rendimentos (capacidade de pagamento).

Cabe ainda lembrar que o pagamento do 13º salário, que ocorre a partir da segunda metade do 4º trimestre, constitui-se também num elemento de mitigação da inadimplência dos consumidores, pelo menos no curto prazo.

Empresas


O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 2,4% em agosto de 2010, atingindo o patamar de 91,4, perfazendo o 16° recuo mensal consecutivo.

A retomada de um ritmo de crescimento mais acelerado da economia brasileira, após a desaceleração observada durante o segundo trimestre de 2010, aliada à interrupção do aperto monetário (aumento da taxa básica de juros) por parte do Banco Central, vem favorecendo a geração de caixa das empresas e, desta forma, contribuindo para a diminuição de seus níveis de inadimplência.

Este cenário deverá ainda prevalecer ao longo dos próximos meses, colaborando para a continuidade de recuos graduais dos níveis de inadimplemento das empresas, observam os economistas da Serasa Experian.


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