Importância das associações é debatida no Congresso Brasileiro de Fruticultura |
No terceiro dia de atividades do 21º Congresso Brasileiro de Fruticultura, que está sendo realizado no Centro de Convenções, o trabalho desenvolvido pelas associações de produtores de frutas foi destaque da palestra “O Papel das Associações na Fruticultura”, ministrada na tarde desta terça-feira (19).
Ministrada pelo presidente da Associação de Produtores de Manga do Rio Grande do Norte (Asprom RN), Paulo Roberto Teixeira, a palestra teve o objetivo de compartilhar a experiência da associação – que atua há 6 anos no município de Assú e reúne 25 sócios – e os desafios da produção e exportação da fruta no Estado.
Segundo Teixeira, a falta de incentivos para garantir a competitividade dos produtores potiguares é um dos principais desafios enfrentados pela Asprom atualmente.
“Em todo o RN, a produção de manga não chega a 2 mil hectares. Esse é um negócio que demanda muito trabalho e investimentos em tecnologia. Sem apoio das grandes instituições, não podemos expandir e nos fortalecer. Precisamos de linhas de crédito específicas para fruticultura”, disse o presidente da associação.
Dentre os projetos para o futuro, Paulo Teixeira afirmou que a Asprom pretende exportar diretamente para a Europa, a partir da safra 2011/2012. Para isso, a associação está investindo na certificação dos produtores pelo PIF (Produção Integrada de Frutas) e GlobalGap, certificados exigidos para a entrada do produto na União Européia.

O Congresso Brasileiro de Fruticultura acontece até esta sexta-feira (22), com a apresentação de trabalhos, exposição de produtos, além de palestras seminários, nos quais são debatidos temas referentes à fruticultura brasileira.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn e Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). O evento, atualmente, o maior do país na área, foi destaque na revista Hortifruti Brasil.
A Sociedade Brasileira de Fruticultura comemora 40 anos de existência no dia 19 de outubro. A entidade representa o principal fórum de intercâmbio técnico científico dos agentes de diversas cadeias produtivas de frutas, com representação das instituições de ensino, de pesquisa, de extensão do setor produtivo, da agroindústria e de comercialização, que fazem do agronegócio da fruticultura uma excelente opção para diversificação da produção e geração de empregos e renda.












