Em melhor mês do ano, comércio e serviços lideram abertura de vagas em setembro no RNEstado criou 37% mais vagas de trabalho que o mesmo mês de 2009. |
Em setembro de 2010 o saldo de empregos formais (diferença entre admissões e demissões) no Rio Grande do Norte foi de 6.079 contratações, com a concentração. Além de indicar um crescimento de 37% em comparação com o mesmo período de 2009, esse resultado é o terceiro melhor para um mês de setembro registrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde 2003.
Sozinho, pela estratificação que é feita pelo Ministério do Trabalho, o setor que realizou mais contratações com carteira assinada ao longo do mês passado foi a agropecuária, com saldo de 2.032, seguida da construção civil, com 1.351.
No entanto, quando somamos os segmentos de Serviços (que abriu 1.058 vagas) e Comércio, com 996, o setor representado pela Fecomercio assume a ponta, mais uma vez, da assinatura de novas carteiras de trabalho no mês, com 2.054 novos postos.
Foi o melhor mês do ano para o segmento (até então, o melhor resultado havia sido registrado em agosto, com 1.738 novas vagas). Quando comparado com setembro de 2009, quando Comércio e Serviços juntos abriram 1.843 vagas, o incremento este ano é de 11,44%.
No caso do Comércio e Serviços, os bons números refletem, já, o início das contratações para o final de ano do comércio e o movimento de algumas empresas do setor de serviços, por exemplo, para a confecção de produtos e ações também visando o final de ano.
“No caso do setor de serviços, segmentos como serigrafias, gráficas, empresas fabricantes de brindes, já começam a sentir os efeitos das encomendas de final de ano. Mas a maior fatia vem mesmo já do início do movimento hoteleiro, com a chegada de mais turistas, feriados prolongados e eventos em Natal”, afirma Marcelo Queiroz.
No caso do setor agropecuário, de acordo com o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Faern), Ivonaldo Diniz, o bom resultado da agricultura potiguar foi puxado por setembro marcar o início do plantio de frutas, principalmente o melão.
Nos últimos doze meses, o saldo da geração de empregos em território potiguar também é positivo, com 29.354 admissões a mais do que o número de demissões. Considerando apenas o ano de 2010, o saldo registrado no Rio Grande do Norte foi de 24.131 contratações.












