Crise financeira dos municípios será debatida na Casa da IndústriaAlgumas prefeituras já exoneraram ocupantes de cargos comissionados na tentativa de conter os gastos. |
A crise financeira enfrentada pelos municípios do Rio Grande do Norte será assunto de uma reunião na tarde desta segunda-feira (25) entre prefeitos de diversas regiões do estado e representantes do RN na bancada federal.
A dificuldade nas contas tem provocado atrasos no pagamento de funcionários e levado algumas prefeituras a adotar medidas emergenciais como a demissão de ocupantes de cargos comissionados na tentativa de controlar as despesas.
Sobre a reunião, o presidente da Femurn, Benes Leocário, espera que a pauta seja discutida e uma solução encontrada. Para o presidente da Femurn, uma medida emergencial serviria para reorganizar as despesas, mas a solução do problema depende da reforma tributária. “A expectativa é boa, a medida que o Congresso volta a se reunir após as eleições”, ressalta.
Segundo o presidente da Femurn, a crise vem se agravando nos últimos dois anos com a queda do percentual tributário arrecadado pelos municípios, que hoje representa em torno de 15% do montante nacional, de um índice que já chegou a 22,5%.
“Enquanto não nos recuperarmos nossa fatia no bolo tributário, os problemas com gastos vão continuar”, explica Benes Leocádio.
Até o final da manhã, a Femurn espera confirmar a presença de senadores e deputados federais na reunião.














